Conversas de Warung
Lawar Kambing com I Nyoman Kariasa
Palavras-chave:
Gamelan, Bali, Drama-dança, Danças balinesasResumo
I Nyoman Kariasa (49 anos) é músico e professor do curso de graduação em música do Institut Seni Indonesia - Denpasar (Instituto de Artes da Indonésia - Denpasar). Nascido no vilarejo de Pinda, na regência de Gianyar, Kader, como é conhecido em seu vilarejo e na comunidade acadêmica, é líder e integrante do grupo de gamelan semar pengulingan chamado Pinda Sari (Essência de Pinda). Kariasa leciona música tradicional balinesa também aos estudantes estrangeiros do Darmasiswa Scholarship Program (Programa de Bolsa Darmasiswa) - iniciativa do Ministério da Educação da Indonésia que permite que alunos de vários países estudem cultura e idioma local, por um período de um ano, em diferentes universidades espalhadas pelo arquipélago indonésio. Kariasa possui experiência internacional lecionando em universidades dos Estados Unidos.
Downloads
Referências
BALLINGER, Rucina; DIBIA, I Wayan. Balinese dance, drama & music: a guide to the performing arts of Bali. Singapore: Tuttle Publishings, 2004.
BANDEM, I Made. Ensiklopedi Gambelan Bali. Denpasar: Akademi Seni Tari Indonesia Denpasar, 1983.
BANDEM, I Made; DEBOER, Frederik Eugene. Balinese dance in transition: Kaja and Kelod. Singapore: Oxford University Press (2nd ed), 1995.
DIBIA, I Wayan. Taksu: In and Beyond the Arts. Denpasar: Wayan Geria Foundation, 2012.
GOLD, Lisa. Music in Bali: Experiencing Music, Expressing Culture. New York: Oxford University Press, 2005.
SUGIARTHA, I Gede Arya. Balinese Dance and Music in Relation to Hinduism. SPAFA Journal, 2. Doi: 10.26721/spafajournal.V2i0.564. 2018.
TENZER, Michael. Balinese Gamelan Music. Singapore: Tuttle Publishing, 2011
ZOETE, Beryl de; SPIES, Walter. Dance and Drama in Bali. Singapore: Oxford University Press, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.