Euforia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56139

Palavras-chave:

Dança Contemporânea Africana, Tradicionalidade Lúdica, Brincadeiras Tradicionais, Intercâmbio Cultural

Resumo

Compilação de vídeos, fotografias, textos e links do espetáculo Euforia, que fez parte do projeto Ritmo e Regeneração, idealizado por Cris Cantarino em parceria com o coreógrafo moçambicano Idio Chichava. Euforia destaca a força do coletivo e o resgate de brincadeiras infantis, oferecendo uma jornada pela infância moçambicana e brasileira. Por meio da dança contemporânea africana, explora a vitalidade e a diversidade cultural, celebrando o valor das tradições lúdicas e coletivas. O projeto foi financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal - FAC/DF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristhian Cantarino , Instituto Federal de Brasília - IFB, Brasília/DF, Brasil

Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília – UnB (2015) e pós-graduando em Práticas Somáticas e Dança pelo Instituto Federal de Brasília (2023-2025). Atua como Artista da Cena, Produtor Cultural e Facilitador de Práticas Artístico-terapêuticas, integrando múltiplas linguagens em sua trajetória criativa. Desde 2020, é Assistente de Coordenação do Movimento Internacional de Dança (MID), onde coordena e acompanha a realização de suas principais ações. Desde 2017, atua na coordenação de produção da Cia Vìçeras (DF), cujos espetáculos de repertório têm circulado por festivais de diferentes regiões do Brasil. Entre seus projetos de destaque está a concepção do Ritmo e Regeneração, que resultou no espetáculo Euforia, dirigido pelo coreógrafo moçambicano Idio Chichava. Também se destaca o projeto de residência artística Pequeños Actos, uma criação da companhia basca Cielo rasO, realizada em co-produção com artistas da Espanha, Argentina e Paraguai. Esse projeto já teve edições no Brasil, Paraguai e Panamá, fortalecendo diálogos interculturais. Cristhian tem ampliado sua atuação com o Jornada do Sol Interior, um projeto que integra estudos esotéricos, práticas somáticas, arte e filosofia, reafirmando sua busca por conexões entre o fazer artístico e processos de transformação pessoal e coletiva.

Clara Molina, Instituto Federal de Brasília - IFB, Brasília/DF, Brasil

Possui formação básica em piano erudito pela Escola de Música de Brasília, é Licenciada em Dança pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e tecnóloga em Fotografia pelo IESB. Ao longo de sua trajetória artística, busca integrar as linguagens em que se especializou, promovendo a arte e a cultura de Brasília como educadora, pesquisadora, bailarina contemporânea, artista visual, comunicóloga e produtora cultural. Participou de exposições fotográficas, galerias de arte, mostras, espetáculos e competições de dança. Atua em projetos de comunicação relacionados a mídias e direção de arte. Entre 2017 e 2024, integrou a Foco Cia de Dança como bailarina solista e docente, contribuindo para espetáculos, oficinas e residências artísticas anuais da companhia de dança contemporânea. Ministra aulas regulares de dança, com foco em práticas somáticas, improvisação e criações artísticas. Em 2023, foi proponente e docente da Residência Artística Corpo em Travessia, projeto realizado com apoio do FAC. Em 2025, concluirá a Pós-Graduação em Práticas Somáticas e Dança (nível de especialização) no IFB.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

Cantarino , C., & Molina, C. (2024). Euforia. Voz E Cena, 5(02), 463–486. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56139

Edição

Seção

Registros audiovisuais

Categorias

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.