Vozes que não têm boca mediadas por objetos técnicos em De Perto Uma Pedra
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i02.39659Palavras-chave:
Composição em tempo real, Objetos técnicos, Tecnologia, Sonoridades, Cena contemporâneaResumo
O presente artigo tem como objetivo investigar a utilização dos objetos técnicos (Simondon, 2020) presentes na criação e mediação das sonoridades em De Perto Uma Pedra (2018), dirigido por João Fiadeiro. Para tal, são analisados: os microfones shotgun e o de lapela, o P.A, a mesa de som e o projetor multimídia. É perquirido como esses objetos captam, redirecionam, amplificam e multiplicam as outras vozes neste espetáculo. A questão técnica aqui tratada relaciona-se com conceitos-ferramentas da Composição em Tempo Real (Fiadeiro, 2018) e com entendimentos acerca de espacialização, música de cena, sonoplastia e parâmetros do som (Lignelli, 2014; 2020).
Downloads
Referências
EUGENIO, Fernanda. Caixa-Livro. Rio de Janeiro: Fada Inflada, 2019.
EUGENIO, Fernanda; FIADEIRO, João. Jogo das perguntas: o modo operativo. Fractal: Revista de Psicologia, [s.l.], v. 25, n. 2, p.221-246, ago. 2013. Fap UNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1984-02922013000200002.
FIADEIRO, João; BIGÉ, Romain. Se não saber porque é que pergunta? Revista Científica Fap, Curitiba, v. 17, n. 2, p. 177-198, dez. 2017.
FIADEIRO, João; EUGENIO, Fernanda. Secalharidade como ética e como modo de vida: o projeto and_lab e a investigação das práticas de encontro e de manuseamento coletivo do viver juntos. Urdimento, [S.L.], v. 02, n. 19, p. 63-71, 28 jan. 2019. Universidade do Estado de Santa Catarina. http://dx.doi.org/10.5965/1414573102192012063.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: Edufba, 2012. Tradução de Gilson Carlos Cardoso de Souza.
LEPECKI, André. 9 variações sobre coisas e performance. Urdimento, [s.l.], v. 02, n. 19, p. 95-101, 28 jan. 2019. Universidade do Estado de Santa Catarina. http://dx.doi.org/10.5965/1414573102192012095.
LIGNELLI, César. Sonoplastia: breve percurso de um conceito. Ouvirouver, [s.l.], v. 10, n. 1, p.142-150, 15 dez. 2013. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia.
LIGNELLI, César. Sons e(m) cena: parâmetros do som (Tomo I). Curitiba: Appris, 2020.
MENEZES, Flo. A acústica em palavras e sons. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
SIMONON, Gilbert. Do Modo de Existência dos Objetos Técnicos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020. Tradução de Vera Ribeiro.
VALLE, Sólon do. Microfones. Rio de Janeiro: Musica e Tecnologia, 2002.
VIEIRA, Márcio Gonçalves; LIGNELLI, César. Coisa Sonora em Cena: conceito, funções e potencialidades. Voz e Cena, [S. l.], v. 1, n. 02, p. 157–182, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/34111. Acesso em: 5 set. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.