Propuestas y conceptos para las disciplinas de Música y Escena

estudios en la UFGD con intersecciones decoloniales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.51048

Palabras clave:

Música, Educación musical, Artes escénicas, Teatro, Enseñanza

Resumen

Los cursos de Artes Escénicas de la Universidad Federal de Grande Dourados tienen una interesante relación con el área de Música y Escena, y ofrecen tres componentes curriculares de esta disciplina híbrida teatral-musical. Pensar en la educación musical de los artistas de la escena es un camino que destacamos como fundamental para el diálogo con los elementos sonoros de una obra audiovisual. Las actualizaciones de los proyectos pedagógicos de los cursos buscan intersecciones decoloniales para diferentes diálogos contemporáneos. El artículo revisa la actualización de las disciplinas, y también comparte las investigaciones del autor en contacto con otros investigadores.

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Biografía del autor/a

Marcos Machado Chaves, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados - área de Música e Cena. Em 2021 fez Pós-Doutorado e foi Professor Colaborador Assistente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2016); Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011); Especialista em Encenação Teatral pela Universidade Regional de Blumenau (2009) e graduado em Música - Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Artista (Markus Chaves) com registro profissional (DRT) nas funções de ator, diretor, sonoplasta, operador e técnico de som; atualmente divulga seu solo Fulaninho (2018) e atua na douradense Cia. Última Hora. É integrante do comitê científico da Società Italiana per l'Educazione Musicale (SIEM) - seção de Macerata. Integra os seguintes grupos de pesquisa: e-caos - Estudos Contemporâneos e Artísticos em Observações Socioculturais (CNPq); Atuar em Arte, Vida e Sociedade (CNPq); Vocalidade & Cena (CNPq). Participa da Rede Voz e Cena. Em 2019 atuou no Casulo Espaço de Cultura e Arte com Graciela Chamorro, onde elaboraram experimentações vocais e musicais a partir de influências indígenas Terena, Guarani e Kaiowá em um Laboratório de Voz, com participação do Grupo Veraju. Foi coordenador do curso de graduação em Artes Cênicas da UFGD na gestão 2015, e do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Teatro: Poéticas e Educação (2014-2016). Marcos tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, música, educação musical, preparação musical e vocal para artistas da cena, trilha sonora e música de cena. 

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Publicado

2023-12-30

Cómo citar

Chaves, M. M. (2023). Propuestas y conceptos para las disciplinas de Música y Escena: estudios en la UFGD con intersecciones decoloniales. Voz E Cena, 4(02), 91–105. https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.51048

Número

Sección

Dossier Temático - Artículos

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