Revisitando a Sonoridade do Coro a partir do Espetáculo O Organismo, do Grupo Macaco Prego da Macaca, da cidade de Rio Branco/AC
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.51175Palavras-chave:
Coro, Cena, Espetáculo, Sonoridade, O OrganismoResumo
O presente artigo, tem por objetivo, revisitar e ampliar a discussão de um fragmento do capítulo da minha dissertação de mestrado da Universidade Federal do Acre, em Artes Cênicas, que trata sobre o elemento coro do espetáculo O Organismo, que estreou em 2014, do grupo teatral Macaco Prego da Macaca. A metodologia de trabalho escolhida foi bibliográfica, mas com inserção na análise documental de vídeo. Constatou-se que o coro tem a função principal do espetáculo, por meio das vozes faladas e cantadas, dos ruídos, a percussão corporal e uso dos corpos escultores como criador de cenários.
Downloads
Referências
ARAUJO, Itamar Saviano Borges de. Som em Cena: sonoridades negras nas artes da presença. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2020.
BAUER, Martin, GASKELL George. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
BOURSCHEID, Marcelo. Encenação e Performance no Teatro Grego Antigo. Curitiba: Monografia, 2008.
BRANDÃO, Fiama. Bertolt Brecht Estudos sobre teatro para uma arte dramática não-aristotélica. Portugal: Portugália, 1957.
CAMARGO, Roberto Gill. A Sonoplastia no Teatro. São Paulo: INACEN, 1986.
CAMARGO, Roberto Gill. Som e Cena. São Paulo: TCM Comunicações, 2001.
CANEIRO, Juliana. Corporalidade e musicalidade na poética do estrangeiro do Farm in the cave: inspirações brasileiras no espetáculo The Theatre. Belo Horizonte: Dissertação da Escola de Belas Arte da Universidade Federal de Minas Gerais, 2013.
CARVALHO, Monique. Dramaturgia sonora: um diálogo entre a teoria e a prática da utilização dos sons na cena. Pelotas: TCC, 2015.
CHAVES, Marcos. A Trilha Sonora em Pauta: Experiências de criadores de trilha sonora em Porto Alegre. Porto Alegre: Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Dissertação de Mestrado, 2020.
CUNHA, Écio Rogério. O Organismo, do Grupo Macaco Prego da Macaca. Rio Branco, 2013.
DAVINI. Silvia Adriana. O corpo Ressoante: estética e poder no teatro contemporâneo. Brasília. Anais da ABRACE, 2007.
IRLANDINI, Isabelle Azevedo. Reflexões sobre a Voz no Teatro de Animação. São Paulo, Anais da ABRACE. 2011.
LARCEDA, Regio. A sonoridade do mundo como lugar da constituição da identidade. São Paulo: Tese de doutorado da Universidade Pontifícia Católica de São Paulo, 2009.
LATORRE, Maria. Sonoridades Múltiplas: práticas criativas e interações poético- estéticas para uma educação sonoro-musical na contemporaneidade. Fortaleza: Tese de Doutorado, Universidade Federal do Ceará, 2014.
LIGNELLI, C.; GUBERTAIN, J. Práticas, poéticas e devaneios vocais. Rio de Janeiro: Synergia, 2019.
LIGNELLI, César. Sonoplastia: breve percurso de um conceito. Uberlândia: Ouviouve, 2014.
MORETO, Roberto Carlos. Coro e Coralidade: Da Ancestralidade Grega... Do Bumba Meu Boi e da Capoeira... Da cultura Europeia Contemporâneo do Dissenso. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/ Escola de Comunicações e Artes/ Universidade de São Paulo. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.