Revisitando a Sonoridade do Coro a partir do Espetáculo O Organismo, do Grupo Macaco Prego da Macaca, da cidade de Rio Branco/AC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.51175

Palavras-chave:

Coro, Cena, Espetáculo, Sonoridade, O Organismo

Resumo

O presente artigo, tem por objetivo, revisitar e ampliar a discussão de um fragmento do capítulo da minha dissertação de mestrado da Universidade Federal do Acre, em Artes Cênicas, que trata sobre o elemento coro do espetáculo O Organismo, que estreou em 2014, do grupo teatral Macaco Prego da Macaca. A metodologia de trabalho escolhida foi bibliográfica, mas com inserção na análise documental de vídeo. Constatou-se que o coro tem a função principal do espetáculo, por meio das vozes faladas e cantadas, dos ruídos, a percussão corporal e uso dos corpos escultores como criador de cenários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dyonnatan Silva Costa, Universidade Federal do Acre - UFAC, Rio Branco/AC, Brasil

Dyonnatan da Silva Costa tem Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGAC pela Universidade Federal do Acre (2022). Licenciatura Plena em Artes Cênicas/Teatro pela Universidade Federal do Acre UFAC (2015). Integra como professor de carreira da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEE). Atualmente é professor do instrumento musical bateria e da disciplina de Teoria Musical na Escola de Música do Acre (EMAC). Atua como pesquisador de Fenômenos Sonoros/Sonoridades dentro do Teatro e tem artigos publicados em principais revistas científicas acerca do tema. Cursando licenciatura Plena em Música na UFAC. Foi ator do processo de montagem intitulada "As Criadas" do dramaturgo Jean Genet. Tem Participação em comunicações livres, congressos, proponente de oficinas, simpósios e grupos de extensões com as devidas certificações.

Referências

ARAUJO, Itamar Saviano Borges de. Som em Cena: sonoridades negras nas artes da presença. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2020.

BAUER, Martin, GASKELL George. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

BOURSCHEID, Marcelo. Encenação e Performance no Teatro Grego Antigo. Curitiba: Monografia, 2008.

BRANDÃO, Fiama. Bertolt Brecht Estudos sobre teatro para uma arte dramática não-aristotélica. Portugal: Portugália, 1957.

CAMARGO, Roberto Gill. A Sonoplastia no Teatro. São Paulo: INACEN, 1986.

CAMARGO, Roberto Gill. Som e Cena. São Paulo: TCM Comunicações, 2001.

CANEIRO, Juliana. Corporalidade e musicalidade na poética do estrangeiro do Farm in the cave: inspirações brasileiras no espetáculo The Theatre. Belo Horizonte: Dissertação da Escola de Belas Arte da Universidade Federal de Minas Gerais, 2013.

CARVALHO, Monique. Dramaturgia sonora: um diálogo entre a teoria e a prática da utilização dos sons na cena. Pelotas: TCC, 2015.

CHAVES, Marcos. A Trilha Sonora em Pauta: Experiências de criadores de trilha sonora em Porto Alegre. Porto Alegre: Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Dissertação de Mestrado, 2020.

CUNHA, Écio Rogério. O Organismo, do Grupo Macaco Prego da Macaca. Rio Branco, 2013.

DAVINI. Silvia Adriana. O corpo Ressoante: estética e poder no teatro contemporâneo. Brasília. Anais da ABRACE, 2007.

IRLANDINI, Isabelle Azevedo. Reflexões sobre a Voz no Teatro de Animação. São Paulo, Anais da ABRACE. 2011.

LARCEDA, Regio. A sonoridade do mundo como lugar da constituição da identidade. São Paulo: Tese de doutorado da Universidade Pontifícia Católica de São Paulo, 2009.

LATORRE, Maria. Sonoridades Múltiplas: práticas criativas e interações poético- estéticas para uma educação sonoro-musical na contemporaneidade. Fortaleza: Tese de Doutorado, Universidade Federal do Ceará, 2014.

LIGNELLI, C.; GUBERTAIN, J. Práticas, poéticas e devaneios vocais. Rio de Janeiro: Synergia, 2019.

LIGNELLI, César. Sonoplastia: breve percurso de um conceito. Uberlândia: Ouviouve, 2014.

MORETO, Roberto Carlos. Coro e Coralidade: Da Ancestralidade Grega... Do Bumba Meu Boi e da Capoeira... Da cultura Europeia Contemporâneo do Dissenso. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/ Escola de Comunicações e Artes/ Universidade de São Paulo. 2022.

Downloads

Publicado

30-12-2023

Como Citar

Costa, D. S. (2023). Revisitando a Sonoridade do Coro a partir do Espetáculo O Organismo, do Grupo Macaco Prego da Macaca, da cidade de Rio Branco/AC. Voz E Cena, 4(02), 135–153. https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.51175

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.