Passado, presente e futuro do Som da Aura, uma criação de Hermeto Pascoal, com a colaboração de Jovino Santos Neto (1984-2022...)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42953

Palavras-chave:

Hermeto Pascoal, Som da Aura, Voz falada, Canto, Experimentalismo

Resumo

Este artigo utiliza como fontes principais o texto inédito escrito originalmente pelo compositor e pianista Jovino Santos Neto, em 1992, além da entrevista por nós realizada com o músico em 08 de abril de 2022, sobre o Som da Aura, denominação criada pelo compositor e arranjador brasileiro Hermeto Pascoal para designar composições musicais baseadas na noção de que a voz falada é uma melodia não-convencional. Por meio de pesquisa documental e etnográfica, apresentamos informações sobre a gênese, o desenvolvimento e os desdobramentos do Som da Aura, desde a década de 1980 até a atualidade, mostrando aplicações desse tipo de composição na música, no audiovisual, no teatro e em obras multimídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Costa-Lima Neto, Escola de Música Villa-Lobos, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Pós-Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense, Doutor e Mestre em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Bacharel em Composição Musical pelas Universidades Integradas Estácio de Sá, Licenciado em Educação Artística com Habilitação Plena em Música, formando em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ). Publicou os livros The Experimental Music of Hermeto Pascoal and Group (1981-1993): Conception and Language (Pendragon Press, 2015); Music, Theater and Sociey in the Comedies of Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846): Amidst the Lundu, the Aria, and the Alleluia (Lexington Books/Rowman & Littlelfield, 2017); Entre o Lundu, a Ária e a Aleluia: música, teatro e história nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846) (Livraria e Edições Folha Seca, 2018). Recebeu o Prêmio CAPES de Tese 2015, na área de Artes/Música, o II Prêmio de Estudos Musicológicos EuroLatinoAmericanos Príncipe Francesco Maria Ruspoli (2016), e o Prêmio FUNARTE de Produção Crítica em Música (2017).

Referências

ALBRICKER, Vinícius. O Som da Aura, de Hermeto Pascoal, e suas possíveis relações com o teatro. Pequeno Mapa de Encontros e Afetos - Anais do II Seminário Internacional Casa Aberta e II Semana Acadêmica do Curso de Teatro da UFSJ, 2015.

BORÉM, F.; ARAÚJO, F. Hermeto Pascoal: experiência de vida e a formação de sua linguagem harmônica. Per Musi, Belo Horizonte, n. 22, 2010.

CHASSOL, Christophe. Meet Christophe Chassol, the French composer of Big Sun. Disponível em: https://frenchculture.org/music/2595-meet-christophe-chassol - Acesso em 10/05/2022.

COSTA-LIMA NETO, Luiz. A Música experimental de Hermeto Pascoal e Grupo (1981-1993): concepção e linguagem. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, 1999.

COSTA-LIMA NETO, Luiz. O Calendário do Som de Hermeto Pascoal: emboladas, polifonias e fusões paradoxais. Revista USP. São Paulo, n. 82, junho/agosto, 2009.

COSTA-LIMA NETO, Luiz. O Cantar natural de Hermeto Pascoal: compartilhando vozes e escutas por meio das gravações em disco - Parte I. Claves, n. 8, junho, 2013.

COSTA-LIMA NETO, Luiz. O Cantar natural de Hermeto Pascoal: compartilhando vozes e escutas por meio das gravações em disco - Parte II. Claves, n. 10, março, 2014.

COSTA-LIMA NETO, Luiz. The First Sound of the Aura of Hermeto Pascoal (1984): Hearing the Spoken Voice as a Sung Melody. International Association for the Study of Popular Music/IASPM Journal, Vol. 10, No. 2, 2020.

DALL’ARA-MAJEK, Ana. Le Trésor de la langue de René Lussier: documentation d’un voyage, de la quête linguistique au débat politique. Circuit,28(3), 2018.

DUARTE, Kilian. Interview whith Dywane ‘Mononeon’ Thomas Jr by Kilian Duarte. Disponível em: https://bassmusicianmagazine.com/2012/03/interview-with-dywane-mononeon-thomas-jr-by-kilian-duarte/ - Acesso em 13/05/2022.

FOX, Christopher. Steve Reich’s ‘Different Trains’. Tempo, New Series, No. 172 (Mar.), 1990.

HOROWITZ, Seth S. The Universal Sense: How Hearing Shapes the Mind. USA: Bloomsbury Publishing. 2013.

MARKS, Lawrence E. On colored hearing synesthesia: cross-modal translations of sensory dimensions. Em BARON-COHEN, Simon, HARRISON, John E. (orgs.). Synesthesia: classic and contemporary readings. Massachusets: Blackwell Publishers, 1997, pp. 49 - 98.

PASCOAL, Hermeto. Calendário do Som. São Paulo: Itaú / Senac. 2000.

REICH, Steve. Different Trains. Encarte CD. EUA. Elektra/Nonesuch. 79176-2, 1988.

SANTOS NETO, Jovino. Notes from the Jabour School: Multidimensional harmonic models for improvisation, composition and arrangement from Hermeto Pascoal’s Grupo in Rio de Janeiro. Ethnomusicological Review, 2018.

SANTOS NETO, Jovino. The Sound of the Aura. Texto não publicado. 1993.

VELASCO-PUFLEAU, Luis. Le Trésor de la Langue: un entretien avec René Lussier. Circuit, 28(3), 2018.

Downloads

Publicado

27-06-2022

Como Citar

Neto, L. C.-L. (2022). Passado, presente e futuro do Som da Aura, uma criação de Hermeto Pascoal, com a colaboração de Jovino Santos Neto (1984-2022.). Voz E Cena, 3(01), 97–118. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42953

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.