A voz como recurso poético e político na performance de uma travesti preta e periférica
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.51185Palavras-chave:
Travesti, Ovelha Dolly, Opressão, Lugar de fala, PerformanceResumo
Neste artigo busco relatar os caminhos de uma experiência performática que me motiva enquanto atriz e pesquisadora da cena teatral brasileira a transcrever sobre os lugares que considero possíveis de reverberações éticas, poéticas e políticas que uma corpa travesti, preta e periférica pode ecoar quando, a partir de escolhas vocais, se propõe a interpretar e ser interpretada como um animal de sacrifício. Para tanto, utilizo a personagem Ovelha Dolly concebida pelo dramaturgo Fernando de Carvalho, assim como utilizo minha própria corpa travesti em performance para me referir e desvendar nelas/delas esses lugares a partir de nossas vozes, gritos e ecos.
Downloads
Referências
BISCARO, Bárbara. Gênero, sexo e escuta na voz em performance. Urdimento, v.1, n.22, p 15 - 26, julho 2014
BURIGO, Joanna. É preciso ter cuidado com o pensamento binário. Carta Capital, Cartacapital.com.br, p. 1-1, 30 mar. 2016. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/opiniao/e-preciso-ter-cuidado-com-o-pensamento-binario/. Acesso em: 6 jan. 2023.
CARVALHO, Fernando de. Ovelha Dolly e Zoológico a céu aberto. Editora Javali:1ª ed., Belo Horizonte: 2019.
JACOBS, Daiane D. S. Possível cartografia para um corpo vocal queer em performance. Tese (doutorado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Programa de Pós-Graduação em Florianópolis, 2015.
LEAL, Dodi; ROSA, André. Transgeneridades em performance: desobediência de gênero e anticolonialidades das artes cênicas. Rev. Bras. Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 10, n. 3, e97755, 2020. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/presença>.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Trad. De Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat, Maria Inês de Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.