Exercício para pensar o silêncio a partir de perspectivas decoloniais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.50831

Palavras-chave:

Silêncio, Epistemologias decoloniais, Animismo, Decolonialidade, Práticas decoloniais

Resumo

Este artigo é um exercício, uma provocação, a fim de contribuir para a desnaturalização do nosso olhar diante de epistemologias hegemônicas que compõem o conhecimento acadêmico, inclusive o campo das Artes Cênicas. A partir da pergunta: “O silêncio existe?”, proponho uma releitura do livro Textos para nada, de Samuel Beckett, através das lentes do animismo e do perspectivismo ameríndio. O convite é para estabelecer um “cruzo” entre as vozes do narrador de Beckett com outros saberes e práticas “esquecidos” por nós através do nosso processo de colonização, para, quem sabe, convidá-lo a sair do buraco, entrar em relação, coletivizar-se.

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Biografia do Autor

Ana Paula Penna da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Ana Paula Penna é professora, performer e pesquisadora. Doutoranda e Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO, Mestre em Educação pela UERJ. Professora (substituta) da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Departamento de Técnicas do Espetáculo.

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

Silva, A. P. P. da. (2023). Exercício para pensar o silêncio a partir de perspectivas decoloniais. Voz E Cena, 4(02), 56–70. https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.50831

Edição

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Dossiê Temático - Artigos

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