Voz aos pedaços

reapropriação do fabular através das ausências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48485

Palavras-chave:

Reapropriação, Ausência, Pedaços, Voz, Fabular

Resumo

As reflexões aqui propostas compreendem o ato de fabular como intensificação da produção de subjetividade. Um ato em que o/a fabulante vai ao encontro das narrativas que compõem a sua trajetória de vida não como um resgate imagético do passado, fixando-o de forma cristalina, mas numa ação que parte de a ausências ocasionadas pelas interrupções da vida, daquilo que o não vivido propõe como experiência e atividade do pensamento. Neste fabular uma voz se implica, a voz aos pedaços. Esta, em função de sua lida com o ausente, preserva potencialidades inauditas da voz que o logocentrismo filosófico ocidental neutralizou ao retê-la como abstração do pensamento. Este escrito tem sua origem nos processos criativos experimentados na disciplina de doutorado “Criar Vozes, Narrar Mulheres”, que se estruturou sobre os estudo de  práticas vocais integrativas e poéticas de contação de histórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Guimarães Medeiros, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Doutorando em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestre em Artes pelo programa de Mestrado Profissional em Artes (Universidade Federal do Maranhão - UFMA). Especialista em Ética e Filosofia Política (IESMA) e Graduado nas Licenciaturas em Teatro e Filosofia, ambas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).  

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.

CAMPO, Juliano; MOLIK, Zygmunt. Trabalho de voz e corpo de Zygmunt Molik: o legado de Jerzy Grotowsky. São Paulo: É Realizações Editora, 2011

CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais: filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2011.

CHEKHOV, Michael. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GRANDOLPHO, Marcela. A incorporação vocal do texto: técnicas psicofísicas para transformar texto em ação. São Paulo: Perspectiva, 2016.

JUDITH, Anodea. Rodas da vida: um guia para você entender o sistema de chacras. Rio de Janeiro: Best Seller, 2020.

JUNIOR, Noval Baitello. O pensamento sentado sobre glúteos, cadeiras e imagens. RS: Editora Unisinos, 2012.

LEDER, Drew. The absent body. Chicago/London: The University of Chicago Press, 1990.

LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.

NICOLESCU, Basarab. Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4144517/mod_resource/content/0/O%20Manifesto%20da%20Transdisciplinaridade.pdf .

QUILICI, Cassiano Sydow. Antonin Artaud: o ator e a física dos afetos. Revista USP: Sala preta, 2, 2011.

VIRILIO, Paul. Estética da desaparição. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.

WOOLF,Virgínia. Um teto todo seu. São Paulo: Antofágica, 2022.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Como Citar

Medeiros, C. E. G. (2023). Voz aos pedaços: reapropriação do fabular através das ausências. Voz E Cena, 4(01), 51–62. https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48485

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.