Voz aos pedaços
reapropriação do fabular através das ausências
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48485Palavras-chave:
Reapropriação, Ausência, Pedaços, Voz, FabularResumo
As reflexões aqui propostas compreendem o ato de fabular como intensificação da produção de subjetividade. Um ato em que o/a fabulante vai ao encontro das narrativas que compõem a sua trajetória de vida não como um resgate imagético do passado, fixando-o de forma cristalina, mas numa ação que parte de a ausências ocasionadas pelas interrupções da vida, daquilo que o não vivido propõe como experiência e atividade do pensamento. Neste fabular uma voz se implica, a voz aos pedaços. Esta, em função de sua lida com o ausente, preserva potencialidades inauditas da voz que o logocentrismo filosófico ocidental neutralizou ao retê-la como abstração do pensamento. Este escrito tem sua origem nos processos criativos experimentados na disciplina de doutorado “Criar Vozes, Narrar Mulheres”, que se estruturou sobre os estudo de práticas vocais integrativas e poéticas de contação de histórias.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.
CAMPO, Juliano; MOLIK, Zygmunt. Trabalho de voz e corpo de Zygmunt Molik: o legado de Jerzy Grotowsky. São Paulo: É Realizações Editora, 2011
CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais: filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2011.
CHEKHOV, Michael. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GRANDOLPHO, Marcela. A incorporação vocal do texto: técnicas psicofísicas para transformar texto em ação. São Paulo: Perspectiva, 2016.
JUDITH, Anodea. Rodas da vida: um guia para você entender o sistema de chacras. Rio de Janeiro: Best Seller, 2020.
JUNIOR, Noval Baitello. O pensamento sentado sobre glúteos, cadeiras e imagens. RS: Editora Unisinos, 2012.
LEDER, Drew. The absent body. Chicago/London: The University of Chicago Press, 1990.
LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.
NICOLESCU, Basarab. Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4144517/mod_resource/content/0/O%20Manifesto%20da%20Transdisciplinaridade.pdf .
QUILICI, Cassiano Sydow. Antonin Artaud: o ator e a física dos afetos. Revista USP: Sala preta, 2, 2011.
VIRILIO, Paul. Estética da desaparição. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
WOOLF,Virgínia. Um teto todo seu. São Paulo: Antofágica, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.