Projeto Voz Feminina

reconexão de si para expansão da Voz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i02.37527

Palavras-chave:

Voz, Feminismos, Memória, Escrita de Si

Resumo

Este artigo traz o Projeto de Pesquisa Voz e Teatro (chamado a seguir de Projeto Voz Feminina), do Departamento de Artes da UFRN, ligado ao Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação - CIRANDAR, coordenado pelas professoras de voz Ma. Mayra Montenegro (da Licenciatura em Teatro da UFRN) e Dra. Eleonora Montenegro (da Licenciatura em Educação Musical da UFPB). Nascido em 2017, a partir do desejo de compartilhar com outras mulheres princípios e práticas vivenciados durante a criação do espetáculo feminista Violetas, dirigido por Raquel Scotti Hirson (Lume Teatro), construído a partir da metodologia da Mímesis Corpórea e Mímesis da Palavra. Esse projeto pesquisa a voz como expressão do Ser no treinamento para atuação e nos processos de criação cênica. Quando essa voz encontra-se limitada por alguma razão emocional ou psicossomática, sua autoexpressão torna-se restrita e seu ser reduzido (Lowen, 1982). Com a fundamentação de pesquisadores/pesquisadoras de várias áreas, este trabalho apresenta processos vivenciados em uma escrita de si (Rago, 2013), depoimentos das participantes, reflexões, recomeços, até as cenas de memórias que se materializaram em corpoesia (Hirson, 2012) e se fizeram som, grito, palavra, voz. Desta forma, uma nova reflexão: Através da reinvenção das próprias subjetividades, a possibilidade de se poder reassumir o controle das próprias vozes e vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eleonora Montenegro, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa/PB, Brasil

Possui Doutorado na área da Espiritualidade e Saúde pelo programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB (2019), Mestrado em Artes Cênicas pela UFBA (2001), Especialização em Arte Educação pela UFPB (1984), Graduação em Educação Artística pela UFPB com Habilitação em Artes Cênicas (1982) e em Música (1980). É atriz, cantora, diretora, dramaturga e professora titular do Departamento de Educação Musical da UFPB.

Mayra Montenegro de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal/RN, Brasil

Doutoranda em Teatro pela UDESC, Mestra em Artes Cênicas pela UFRN (2012) e Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Música pela UFPB (2008). É atriz, cantora e professora titular da Licenciatura em Teatro da UFRN.

Glênia Maria da Silva Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal/RN, Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN e Licenciada em Teatro pela mesma instituição (2017). É atriz, cantora e pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa e Extensão MOTIM - Mito, rito e cartografias feministas nas Artes - coordenado/orientado pela Profa. PhD Luciana Lyra (UERJ).

Samara Batista dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal/RN, Brasil

Atriz e Licenciada em Teatro pela UFRN (2020).

Referências

AKOTIRENE, Carla. O que é Interseccionalidade. Belo Horizonte: Letramento - Justificando, 2018.

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

ESTÉS, Clarissa Pinkola. Mulheres que Correm com os Lobos. Mitos e histórias do arquétipo da Mulher Selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1994).

Em vídeo, Damares diz que ‘nova era’ começou: ‘meninos vestem azul e meninas vestem rosa’. Portal G1. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/01/03/em-video-damares-alves-diz-que-nova-era-comecou-no-brasil-meninos-vestem-azul-e-meninas-vestem-rosa.ghtml - Acesso em julho de 2021.

FERRACINI, Renato, HIRSON, Raquel Scotti, COLLA, Ana Cristina. Práticas Teatrais: sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.

HIRSON, Raquel Scotti. Alphonsus de Guimaraens: Reconstruções da Memória e Recriações no Corpo. Tese de Doutorado, Unicamp, 2012.

HOOKS, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Elefante, 2019.

HOOKS, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: dança, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

HOOKS, bell. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

LEAL, Dodi. Performatividade transgênera: equações poéticas de reconhecimento recíproco na recepção teatral. Tese (Doutorado em Psicologia Social), USP, 2018.

LOWEN, Alexander. Bioenergética. São Paulo: Summus, 1982.

MALETTA, E. de C. A dimensão espacial e dionisíaca da voz com base nas propostas de Francesca Della Monica: resgatando liberdade expressiva e identidade vocal. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 22, p. 039 - 052, 2014.

MARASHINSKY, Amy Sophia. O Oráculo da Deusa: um novo método de adivinhação. São Paulo: Pensamento, 2007.

MARTINS, Janaína Träsel. Os princípios da ressonância vocal na ludicidade dos jogos de corpo-voz para a formação do ator. Tese de Doutorado. UFBA, 2008.

MARTINS, Janaína Träsel. Alquimia sonora feminina: cantos e danças com tambores xamânicos.Repertório, [S. l.], v. 1, n. 30, 2018.

MIRANDA, Maria Brígida de. Colcha de Memórias: Epistemologias Feministas nos Estudos das Artes da Cena. Urdimento, Florianópolis, v.3, n.33, p. 231-248, dez. 2018.

MORGAN, Robin. Sisterhood is Powerful. An anthology of writings from the women’s liberation movement. New York: Vintage Books, 1970.

RAGO, Margareth. Epistemologia Feminista, Gênero e História. In: PEDRO, Joana; GROSSI, Miriam (orgs.). Masculino, Feminino, Plural. Florianópolis: Ed. Mulheres, 1998.

RAGO, Margareth. A Aventura de Contar-se. Feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

SANTOS, Samara Batista dos. A Importância do Encontro com o Feminino no Processo de Formação de Si. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro), UFRN, 2020.

SOUZA, Maria Eleonora Montenegro de. A Alma das palavras: a voz enquanto imagem das palavras - uma proposta de leitura e em cena-ação. 2001. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas), UFBA, 2001.

SOUZA, Maria Eleonora Montenegro de. Danças Circulares Sagradas: movimento(s) em busca de saúde, cuidado, espiritualidade e sentido. Tese (Doutorado em Ciências das Religiões), UFPB, 2019.

WOLF, Naomi. Vagina: uma biografia. São Paulo: Geração Editorial, 2013.

WOSIEN, Bernhard. Dança: um caminho para a totalidade. São Paulo: TRIOM - Centro de Estudos Marina e Martin Harvey, 2006.

Downloads

Publicado

21-12-2021

Como Citar

Souza, M. E. M. de ., Souza, M. M. de, Freitas, G. M. da S., & Santos, S. B. dos. (2021). Projeto Voz Feminina: reconexão de si para expansão da Voz. Voz E Cena, 2(02), 146–165. https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i02.37527

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.