A trilha sonora do curta-metragem Guardiãs do Nascimento
uma jornada poética pelos quatro elementos da natureza
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48457Palavras-chave:
Feminismo, Gestação, Performance Ritual, Trilha sonora, AudiovisualResumo
Este artigo é um relato dos princípios que envolveram a composição poética do audiovisual Guardiãs do Nascimento, com enfoque nas relações entre som e imagem, performance ritual e natureza, corporeidade e afeto. O curta-metragem tem como proposta estética ser uma jornada sonora e visual de travessia pelo ciclo gestacional até o parto, guiada por rituais com os quatro elementos da natureza: água, ar, fogo e terra. Com ênfase na dimensão ritual, o filme é composto por cenas de performances rituais e por uma estética do roteiro narrativo como rito de passagem. A composição da trilha sonora está embasada em estudos musicais da Antroposofia e da área do sound healing. O filme tem como objetivo semear sabedorias femininas da parteria tradicional comunitária e fortalecer o paradigma do parto humanizado para uma chegada amorosa do bebê à Terra.
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