“Canto para mim”

Interlocuções sobre fluxos a partir de práticas de liberação e do contato com parceiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42324

Palavras-chave:

Fluxo Expressivo, Liberação, Ação Vocal, Técnica Alexander, Parceiros

Resumo

O presente artigo descreve o percurso do trabalho vocal na construção/descoberta da personagem Anna Dostoievskaia, tomando como referência abordagens técnicas e experiências que mobilizam a ação vocal. Discorre sobre processos de liberação a partir do uso da Técnica Alexander e através do contato com temas e parceiros que geram os impulsos das ações. Estruturado para remeter à ideia de tomar banho, o texto aproveita para refletir sobre o fluxo fazendo também correlações com o personagem Giancarlo de Para Roma, Com Amor, cujo canto só se abre debaixo d’água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Rosa e Silva Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Atriz, diretora, fisioterapeuta. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da UFF, Atriz formada pela CAL, Fisioterapeuta Graduada pela FAl, Pós-Graduada em Reabilitação Músculo-Esquelética e Desportiva pela UGF.

Referências

ALBRICKER, Vinícius. Variações rítmicas vivas na atuação cênica. Minas Gerais: Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes/ Universidade Federal de Minas Gerais, 2019. Tese de Doutorado em Artes.

ALEXANDER, Frederick Matthias. A Suprema Herança do Homem; orientação e controle conscientes em relação à evolução humana. São Paulo: Pólen, 2014.

ALEXANDER, Frederick Matthias. O Uso de si mesmo: a direção consciente em relação com o diagnóstico, o funcionamento e o controle da reação. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

BARKER, Sarah. A Técnica de Alexander: aprendendo a usar seu corpo para obter a energia total. São Paulo: Summus, 1991.

BANU, Georges (org.). Ryszard Cieslak: ator-símbolo dos anos sessenta. São Paulo: É Realizações, 2015.

FLASZEN, Ludwik. Grotowski & companhia: origens e legado. São Paulo: É Realizações, 2015.

GROTOWSKI, Jerzy. Da Companhia Teatral à Arte como Veículo. In: Trabalhar com Grotowski sobre as ações físicas. São Paulo: Perspectiva, 2012, pp.129-151.

GROTOWSKI, Jerzy. A Voz. In: FLASZEN, LUDWIK; POLLASTRELLI, Carla (Org.). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro; Edições SESC-SP; Perspectiva, 2010a, pp.137-162.

GROTOWSKI, Jerzy. Exercícios. In: FLASZEN, LUDWIK; POLLASTRELLI, Carla (Org.). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro; Edições SESC-SP; Perspectiva, 2010b, pp.163-180.

GROTOWSKI, Jerzy. el Performer. Revista Máscara - Cuaderno Iberoamericano de Reflexión sobre Escenología, Cidade do México, ano 3, n. 11-12, pp.76-79, jan. 1993a.

GROTOWSKI, Jerzy. Para um teatro pobre. Brasília: Teatro Caleidoscópio & Editora Dulcina, 2011.

GROTOWSKI, Jerzy. Resposta a Stanislávski. Trad.: Ricardo Gomes. Revista Folhetim, Rio de Janeiro, n. 9, p.3-21, jan.-abr, 2001.

GROTOWSKI, Jerzy. Tú eres hijo de alguien. Revista Máscara - Cuaderno Iberoamericano de Reflexión sobre Escenología, Cidade do México, ano 3, n. 11-12, p. 69-75, oct. 1992/jan. 1993b.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MOTTA LIMA, Tatiana. Palavras praticadas: o percurso artístico de Jerzy Grotowski: 1959-1974. São Paulo: Perspectiva, 2012b.

PARA ROMA, COM AMOR. Direção: Woody Allen. Produção: Letty Aronson. Itália: Paris Filmes, 2012. Disponível em: https://www.primevideo.com/detail/Para-Roma-com-amor/0IMPRBOFIO97LN78XA8VPVVBZL?_encoding=UTF8&language=pt_BR - Acesso em: 13 mar. 2022.

REVEILLEAU, Roberto Aina. Técnica Alexander. Disponível em: https://www.tecnicadealexander.com/artigos.php - Acesso em: 14 mar. 2022.

RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre as ações físicas. São Paulo: Perspectiva, 2012.

RICHARDS, Thomas et al. Open Friday. Pontedera: Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. [Live]. Não disponível. Acesso em: 30 abr. 2021. Encontro via Zoom.

SANTOS, Mariana Rosa e Silva. Afetos e liberdade muscular - Relato Pessoal. Poiésis, Niterói, v.21, n.35, p.363-374, jan./jun. 2020.

SANTOS, Mariana Rosa e Silva. Ensaios: processo de Anna Dostoievskaia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tK8pQbTlCCA - Acesso em: 13 mar. 2022.

SANTOS, Mariana Rosa e Silva. Vias de acesso ao sensível: Um olhar para a Técnica de Alexander no trabalho do ator/atriz sobre si. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes/Universidade Federal Fluminense, 2021. Dissertação de Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes.

SLOWIAK, James; CUESTA, Jairo. Jerzy Grotowski. São Paulo: É Realizações, 2013.

SPINOZA, Benedictus de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

SODRÉ, Celina. Jerzy Grotowski: Artesão dos comportamentos humanos metacotidianos. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2014. Tese de Doutorado em Artes Cênicas.

STANISLAVSKI, Konstantin. O trabalho do ator: diário de um aluno. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

Downloads

Publicado

27-06-2022

Como Citar

Santos, M. R. e S. (2022). “Canto para mim”: Interlocuções sobre fluxos a partir de práticas de liberação e do contato com parceiros. Voz E Cena, 3(01), 225–240. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42324

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias