A Ação Vocal em Jogo
possíveis estratégias metodológicas para a disciplina de Expressão Vocal no Teatro
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31569Palavras-chave:
Expressão Vocal, Francesca Della Monica, Princípios e procedimentos, Teatro, Formação de atorResumo
Istéfani Pontes, com base em sua experiência docente e com a colaboração de Ernani Maletta, apresenta princípios e procedimentos que possam orientar a criação de estratégias pedagógicas voltadas à Expressão Vocal no âmbito da formação do ator. Fundamentada principalmente nas propostas da pesquisadora italiana Francesca Della Monica a respeito das dimensões espaciais da voz e do estudo da palavra em cena, Pontes descreve sua prática docente nos últimos cinco anos, organizada sinteticamente em cinco momentos, cuja análise permitiu-lhe identificar os princípios e procedimentos ao final apresentados como uma contribuição para os estudos sobre a ação vocal nos processos de formação teatral.
Downloads
Referências
BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
DELLA MONICA, Francesca; MALETTA, Ernani. Os espaços que promovem uma dramaturgia da ação vocal. In: VIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB, Brasília, Universidade de Brasília, v.14, n. 1, pp. 09-18, janeiro-junho de 2015.
FO, Dario; RAME, Franca (organização). Manual mínimo do ator. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 1999.
GAYOTTO, Lúcia Helena. Voz, partitura da ação. São Paulo: Plexus, 2015.
GROTOWSKI, Jerry. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2013.
MALETTA, Ernani. Atuação polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2016.
MALETTA, Ernani de Castro. A dimensão espacial e dionisíaca da voz com base nas propostas de Francesca Della Monica: resgatando liberdade expressiva e identidade vocal. Revista Urdimento, Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina, v. 01, n. 22, pp. 39-52, julho de 2014.
MALETTA, Ernani de Castro. A formação do ator para uma atuação polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais, 2005. Tese (Doutorado em Educação).
MALETTA, Ernani de Castro. Estratégias pedagógicas polifônicas para a formação do ator. Belo Horizonte, 2011. Relatório de pesquisa e de atividades complementares (Pós-Doutorado) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.
MAURO, Helena Leite. A conexão orgânica corpo-voz-som em processo de atuação, com base em DelsArte, Dalcroze, Artaud e Grotowski. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes/Universidade Federal de Minas Gerais, 2011. Dissertação (Mestrado em Artes).
MOTTA LIMA, Tatiana. Palavras Praticadas: o percurso artístico de Jerzy Grotowski, 1959-1974. São Paulo: Perspectiva, 2012
PEREIRA, Eugenio Tadeu. Práticas lúdicas na formação vocal em Teatro. São Paulo, HUCITEC. 2015.
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora UNESP, 1992.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
SPOLIN, Viola. O Jogo Teatral no Livro do Diretor. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
VIANNA, Ana Faria Hadad. A Arqueologia do trabalho vocal proposto por Francesca DellaMonica. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes/ Universidade Federal de Minas Gerais, 2014. Dissertação (Mestrado em Artes).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.