A Ação Vocal em Jogo

possíveis estratégias metodológicas para a disciplina de Expressão Vocal no Teatro

Autores

Palavras-chave:

Expressão Vocal, Francesca Della Monica, Princípios e procedimentos, Teatro, Formação de ator

Resumo

Istéfani Pontes, com base em sua experiência docente e com a colaboração de Ernani Maletta, apresenta princípios e procedimentos que possam orientar a criação de estratégias pedagógicas voltadas à Expressão Vocal no âmbito da formação do ator. Fundamentada principalmente nas propostas da pesquisadora italiana Francesca Della Monica a respeito das dimensões espaciais da voz e do estudo da palavra em cena, Pontes descreve sua prática docente nos últimos cinco anos, organizada sinteticamente em cinco momentos, cuja análise permitiu-lhe identificar os princípios e procedimentos ao final apresentados como uma contribuição para os estudos sobre a ação vocal nos processos de formação teatral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Istéfani Pontes da Costa, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

Atriz e pesquisadora teatral, possui como foco de pesquisa a Ação Vocal, investigada especialmente nos processos de criação de espetáculos teatrais e em sua atuação como professora de Expressão Vocal. Licenciada na graduação em Teatro da UFMG e no tecnólogo do Teatro Universitário da EBAP/UFMG, aprofundando seus estudos com Francesca Della Monica, em Firenze, na Itália. Ofertou cursos e oficinas de Teatro e, atualmente, é professora de Expressão Vocal no Cefart/Palácio das Artes e na Escola Livre de Artes/Arena da Cultura, ambos Belo Horizonte/MG.

Ernani de Castro Maletta, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

Diretor cênico e musical, ator, cantor e professor da Escola de Belas Artes da UFMG. Doutor em Educação pela FaE/UFMG, dedica-se principalmente à vocalidade e à musicalidade próprias da cena teatral. Em 2016, lançou o livro Atuação polifônica: princípios e práticas, em que apresenta seu pensamento sobre a ideia de polifonia cênica, aliada à sua experiência, por três décadas, voltada à formação e à criação cênica. É reconhecido pela intensa participação na criação teatral em âmbito nacional e internacional. Atua ativamente na Itália, tanto na criação quanto na formação artística, ao lado da artista e pesquisadora italiana Francesca Della Monica, tornando-se o primeiro brasileiro a participar da criação de tragédias gregas no Teatro Greco di Siracusa, um dos mais importantes espaços da arquitetura teatral do ocidente.

Referências

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.

DELLA MONICA, Francesca; MALETTA, Ernani. Os espaços que promovem uma dramaturgia da ação vocal. In: VIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB, Brasília, Universidade de Brasília, v.14, n. 1, pp. 09-18, janeiro-junho de 2015.

FO, Dario; RAME, Franca (organização). Manual mínimo do ator. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 1999.

GAYOTTO, Lúcia Helena. Voz, partitura da ação. São Paulo: Plexus, 2015.

GROTOWSKI, Jerry. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2013.

MALETTA, Ernani. Atuação polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2016.

MALETTA, Ernani de Castro. A dimensão espacial e dionisíaca da voz com base nas propostas de Francesca Della Monica: resgatando liberdade expressiva e identidade vocal. Revista Urdimento, Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina, v. 01, n. 22, pp. 39-52, julho de 2014.

MALETTA, Ernani de Castro. A formação do ator para uma atuação polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais, 2005. Tese (Doutorado em Educação).

MALETTA, Ernani de Castro. Estratégias pedagógicas polifônicas para a formação do ator. Belo Horizonte, 2011. Relatório de pesquisa e de atividades complementares (Pós-Doutorado) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.

MAURO, Helena Leite. A conexão orgânica corpo-voz-som em processo de atuação, com base em DelsArte, Dalcroze, Artaud e Grotowski. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes/Universidade Federal de Minas Gerais, 2011. Dissertação (Mestrado em Artes).

MOTTA LIMA, Tatiana. Palavras Praticadas: o percurso artístico de Jerzy Grotowski, 1959-1974. São Paulo: Perspectiva, 2012

PEREIRA, Eugenio Tadeu. Práticas lúdicas na formação vocal em Teatro. São Paulo, HUCITEC. 2015.

SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora UNESP, 1992.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.

SPOLIN, Viola. O Jogo Teatral no Livro do Diretor. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.

VIANNA, Ana Faria Hadad. A Arqueologia do trabalho vocal proposto por Francesca DellaMonica. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes/ Universidade Federal de Minas Gerais, 2014. Dissertação (Mestrado em Artes).

Downloads

Publicado

29-06-2020

Como Citar

Costa, I. P. da, & Maletta, E. de C. (2020). A Ação Vocal em Jogo: possíveis estratégias metodológicas para a disciplina de Expressão Vocal no Teatro. Voz E Cena, 1(01), 08–21. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/31569

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Categorias