Conversa com Jorge Parente sobre aquecimento vocal no trabalho cênico

Autores

Palavras-chave:

Técnica vocal, Aquecimento vocal, Voz e Cena, Prática vocal, Estudos Vocais

Resumo

Este texto é uma transcrição de uma entrevista realizada pelo autor com o professor e artista Jorge Parente, sobre voz, trabalho cênico e aquecimento vocal. Os assuntos abordados se referem à proposta de trabalho desse docente e como ele reflete sobre a voz e o corpo no ofício das Artes Cênicas, e a descoberta da voz pela pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eugênio Tadeu Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

Professor da EBA-UFMG nas áreas de Estudos Vocais e Musicais e da Licenciatura da graduação em Teatro e no Prof-Artes; integrante do Serelepe, da ABRACE, do MOCILYC e do MOVMI. Mestre em Educação (FaE-UFMG), Doutor em Artes Cênicas (ECA-USP) e Pós-Doutor pela UMINHO-Portugal.

Referências

CAMPO, Giuliano; OLESZKO-MOLIK, Ewa. Trabalho de corpo e voz de Zygmunt Molik: o legado de Jerzy Grotowski. Tradução de Julia Barros. São Paulo: Realizações Editora, 2012.

FINARDI, Angela Emília. O centro de energia de base do corpo na preparação vocal do performer. Florianópolis: Udesc, 2014 (Dissertação).

HANH, Thich Nhât. Para viver em paz. O milagre da mente aberta. 26ª Ed. Tradução do inglês de Odette Lara. Petrópolis: Vozes, 2008.

PEREIRA, Eugênio Tadeu. Aquecimento vocal na prática cênica: múltiplas vozes. Rio de Janeiro: Synergia, 2019.

STEIN, Moira Albornoz. O nomadismo e a palavra um percurso performativo pelas práticas de Jorge Parente, Panthéâtre e Amok Teatro. Tese Doutorado. Florianópolis: Ceart-Udesc, 2020.

Downloads

Publicado

25-06-2021

Como Citar

Pereira, E. T. (2021). Conversa com Jorge Parente sobre aquecimento vocal no trabalho cênico. Voz E Cena, 2(01), 216–225. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/36849

Edição

Seção

Entrevistas

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.