O dito e o inacabado na cena

palavras como incertezas de um corpo em atuação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i02.33303

Palavras-chave:

Atuação, Voz, Palavra, Contato, Experiência do fora

Resumo

O presente artigo propõe a reflexão acerca dos usos da voz e das práticas com as palavras na cena contemporânea. Para isso, focamos nos aspectos relacionados à atuação, quando pressupõe o trabalho com o texto. Nosso percurso de investigação traz a noção de palavra enquanto produção afetiva, vinculada ao corpo no aqui e agora da cena. Discutimos com base na noção de contato desenvolvida por Jerzy Grotowski, em suas pesquisas sobre a atuação, e na noção de experiência do fora ancorada no pensamento de Tatiana Salem Levy. Sugerimos praticar a palavra como fracasso, para que nasça do acontecimento e se complete pelos acidentes que nascem da relação, tendo o imprevisível e o outro como paixão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André de Souza Macedo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, Foz do Iguaçu/PR, Brasil

Graduado em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ”“ UFRGS. Atualmente é diretor de artes cênicas na UNILA e doutorando no Programa de Pós Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com pesquisa em atuação entre teatro e cinema. Participante do ÁHQIS - Núcleo de Pesquisas Sobre Processos de Criação Artística, grupo voltado à pesquisa em atuação como experiência no aqui e agora.

Suelen Grimes, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Suelen Grimes é atriz e pesquisadora, mestranda do Programa de Pós Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com pesquisa em atuação contemporânea. Cursa simultaneamente a graduação em Teatro - Licenciatura, na mesma instituição e possui bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, pela Faculdade Satc (Criciúma-SC). Atualmente é integrante do ÁHQIS - Núcleo de Pesquisas Sobre Processos de Criação Artística, grupo voltado para pesquisas em procedimentos de atuação. Já desenvolveu experiências artísticas em dança e fotografia. 

Leonardo Pontes Ferreira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, Foz do Iguaçu/PR, Brasil

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada na Universidade Federal da Integração Latino-Americana ”“ UNILA. Bacharel em Antropologia ”“ Diversidade Cultural da América Latina pela UNILA. 

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Tradução Teixeira Coelho; revisão da tradução Monica Stahel. - 2ª ed. - São Paulo: Martins Fontes, 1999.

CACACE, Guillermo. Sobre los ensayos.... Disponível em: https://www.guillermocacace.com/sobre-los-ensayos. Acesso em: 18/07/2020.

CARREIRA, André (org.). Atuação por estados: uma pesquisa sobre procedimentos de criação cênica. Florianópolis: ÁQIS - Núcleo de Pesquisas Sobre Processos de Criação Artística: Letras Contemporâneas, 2016.

CARREIRA, André. Actuación por estados: por una utopía de la proximidad en escena. S/Ano, pp. 1 a 13. Disponível em: https://www.academia.edu/36971756/Actuaci%C3%B3n_por_estados_por_una_utop%C3%ADa_de_la_proximidad_en_escena. Acesso em 12/08/2020.

DAVINI, Silvia Adriana. O Corpo Ressoante: estética e poder no teatro contemporâneo. Apresentado no Congresso ABRACE/2008. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1663, acessado em 09 de nov. de 2020.

FARRA, Dal Zebba. A palavra muda. In: MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes; MORAES, Taiza Mara Rauen (orgs.). Contação de Histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: Edições SESC, 2015. p. 274-287.

GAYOTTO. Lucia Helena. Voz: partitura da ação. 2ª ed. - São Paulo: Plexus Editora, 2002.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca do teatro pobre. Tradução de Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1987.

LEMINSKI, Paulo. Poesia: a paixão da linguagem. Artepensamento, 1987. Disponível em: https://artepensamento.com.br/item/poesia-a-paixao-da-linguagem/?_sf_s=poesia:+paix%C3%A3o+da+linguagem. Acesso em: 02/09/2020.

LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. 22 ª ed. - Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993.

MULHOLLAND Dr. Direção de David Lynch. França/Estados Unidos: Universal Studios & Groupe Canal+, 2001. (146 min).

Downloads

Publicado

03-12-2020

Como Citar

Macedo, A. de S. ., Grimes, S., & Ferreira, L. P. . (2020). O dito e o inacabado na cena: palavras como incertezas de um corpo em atuação. Voz E Cena, 1(02), 25–39. https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i02.33303

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Categorias