Dry port location optimization to foster sustainable regional development
DOI:
https://doi.org/10.18472/SustDeb.v11n2.2020.27073Resumo
A saturação das zonas de influência portuária acentua impactos ambientais e conflitos socioespaciais, demandando alternativas logísticas. O porto seco possibilita a descentralização de atividades aduaneiras, de manuseio e armazenagem, mitigando parte dos problemas, além de estimular a economia na região onde é inserido. Dessa forma, a sua localização é crucial para a eficiência dos sistemas logísticos de importação e exportação. O objetivo deste trabalho foi avaliar a distribuição espacial dos portos secos em Minas Gerais e identificar os melhores locais para uma nova instalação. A metodologia agregou dois métodos reconhecidos de definição locacional: a Análise Multicritério Espacial e o Problema de Localização-Alocação. O primeiro, em consonância com as práticas mais atuais no planejamento de transporte, integrou critérios sociais, ambientais e técnicos. O segundo, adotou o resultado da análise multicritério como demanda ponderada e aplicou uma meta heurística para solução do problema de otimização. Os resultados evidenciam a disparidade regional e a deficiência de infraestruturas logísticas no norte de Minas. Todos os cenários apontam a região de Montes Claros como candidata à instalação de um porto seco. A possibilidade de conciliar sociedade, ambiente e economia no planejamento de infraestrutura foi demonstrada.
Downloads
Referências
ANTAQ. Anuário Antaq. Disponível em: <http://web.antaq.gov.br/Anuario/>. Acesso em: 20 nov. 2018.
APOSTOLOU, B.; HASSELL, J. M. An empirical examination of the sensitivity of the analytic hierarchy process to departures from recommended consistency ratios. Mathematical and Computer Modelling, 1993.
AWAD-NÚÑEZ, S. et al. How should the Sustainability of the Location of Dry Ports be Measured? Transportation Research Procedia, v. 14, n. 2016, p. 936”“944, 2016a.
AWAD-NÚÑEZ, S. et al. A Methodology for Measuring Sustainability of Dry Ports Location Based on Bayesian Networks and Multi-criteria Decision Analysis. Transportation Research Procedia, v. 13, n. 2016, p. 124”“133, 2016b.
BARBOZA, P. D.; VIEIRA, J. G. V. Análise de decisão multicritério aplicada na seleção de investimento em armazenagem de soja em grão. Produto & Produção, v. 15, n. 2, p. 24”“45, 2014.
BOLTURK, E. et al. Multiattribute Warehouse Location Selection in Humanitarian Logistics Using Hesitant Fuzzy AHP. International Journal of the Analytic Hierarchy Process, v. 8, n. 2, 2016.
BRASIL. Lei N. 12.651. Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa; altera as Leis n. 6.938, de 31 de agosto de 1981, 9.393, de 19 de dezembro de 1996, e 11.428, de 22 de dezembro de 2006; revoga as Leis n. 4.771, de 15 de setembro de 1965, e 7.754, de 14 de abril de 1989, e a Medida Provisória n. 2.166-67, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Brasília, Brasil: Diário Oficial da União ”“ Seção 1 ”“ 28/5/2012, p. 1-32.
BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Estatísticas de Comércio Exterior. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/estatisticas-de-comercio-exterior>. Acesso em: 31 mar. 2018.
BRASIL. Ministério dos Transportes. Base de Dados Georreferenciados PNLT 2010. Brasília (on-line): Ministério dos Transportes, 2014. Disponível em: <https://www.infraestrutura.gov.br/conteudo/2822-base-de-dados-georreferenciados-pnlt-2010.html>. Acesso em: 31 jul. 2018.
BRASIL. Resolução Conama 013/1990. Dispõe sobre a área circundante, num raio de 10 (dez) quilômetros, das Unidades de Conservação. Brasília, Brasil: Diário Oficial da União, 28/12/1990, p. 25541.
CHEN, Y.; YU, J.; KHAN, S. Spatial sensitivity analysis of multi-criteria weights in GIS-based land suitability evaluation. Environmental Modelling & Software, v. 25, n. 12, p. 1582”“1591, 2010.
______. The spatial framework for weight sensitivity analysis in AHP-based multi-criteria decision making. Environmental Modelling & Software, v. 48, p. 129”“140, 2013.
CHINELATO, F. B.; CRUZ, D. B. DE F.; ZIVIANI, F. Made in Brazil: o impacto da infraestrutura logística brasileira nas operações de comércio exterior. Revista Administração em Diálogo ”“ RAD, v. 13, n. 3, 2011.
CHRISTOFIDES, N.; BEASLEY, J. E. A tree search algorithm for the p-median problem. European Journal of Operational Research, v. 10, n. 2, p. 196”“204, 1982.
CNT. Pesquisa CNT de Rodovias 2018. CNT | SEST SENAT. Brasília: Confederação Nacional do Transporte, 2018. Disponível em: <http://pesquisarodovias.cnt.org.br/Home>. Acesso em: 10 nov. 2018.
CRAWFORD, G.; WILLIAMS, C. A note on the analysis of subjective judgment matrices. Journal of Mathematical Psychology, 1985.
DANIEL, C. On Varying One Factor at a Time. Biometrics, v. 14, 1958.
DINWOODIE, J. et al. Sustainable Development of Maritime Operations in Ports. Business Strategy and the Environment, v. 21, n. 2, p. 111”“126, 2012.
GERMANO, E. C.; FREIRE JÚNIOR, A. E. A importância do porto seco como facilitador na armazenagem e desembaraço aduaneiro. Revista Fatec Sebrae em Debate: Gestão, Tecnologias e Negócios, v. 04, n. 6, 2017.
GOEPEL, K. D. Implementing the Analytic Hierarchy Process as a standard method for multi-criteria decision making in corporate enterprises ”“ A new AHP Excel template with multiple inputs. Proceedings of the International Symposium on the Analytic Hierarchy Process. Kuala Lumpur: 2013. Disponível em: <https://bpmsg.com/new-ahp-excel-template-with-multiple-inputs/>. Acesso em: 29 dez. 2018.
GOULIELMOS, A. M. European Policy on Port Environmental Protection. Global Nest Journal, v. 2, n. 2, p. 189”“197, 2013.
HAKIMI, S. L. Optimum Locations of Switching Centers and the Absolute Centers and Medians of a Graph. Operations Research, v. 12, n. 3, p. 450”“459, 1964.
HILLSMAN, E. L. The p-Median Structure as a Unified Linear Model for Location”“Allocation Analysis. Environment and Planning A, v. 16, n. 3, p. 305”“318, 1984.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Regiões de influência das cidades 2007. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: IBGE, 2008. Disponível em: .
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2010. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: IBGE, 2012. Disponível em: <https://censo2010.ibge.gov.br/>. Acesso em: 6 maio 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Downloads Geociências| IBGE. Rio de Janeiro (on-line): IBGE, 2018. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/geociencias/downloads-geociencias.html>. Acesso em: 31 jul. 2018.
JAFFEE, D. ‘A Deeper Channel Floats all Boats’: the port economy as urban growth engine. Environment and Planning A: economy and space, v. 47, n. 4, p. 783”“800, 2015.
KA, B. Application of fuzzy AHP and Electre to China dry port location selection. Asian Journal of Shipping and Logistics, v. 27, n. 2, p. 331”“354, 2011.
KOEHLER, P. H. W.; ASMUS, M. L. Gestão ambiental integrada em Portos Organizados: uma análise baseada no caso do porto de Rio Grande, RS ”“ Brasil. Revista da Gestão Costeira Integrada, v. 10, n. 2, p. 53”“67, 2010.
LIGMANN-ZIELINSKA, A.; JANKOWSKI, P. Spatially-explicit integrated uncertainty and sensitivity analysis of criteria weights in multicriteria land suitability evaluation. Environmental Modelling and Software, v. 57, p. 235”“247, 2014.
LORENA, L. A. N. et al. Integração de modelos de localização a sistemas de informações geográficas. Gestão & Produção, v. 8, n. 2, p. 180”“195, 2001.
LOUREIRO, J. F.; FREITAS, R. R. DE; GONÇALVES, W. Proposta de um método de localização para expansão de um terminal portuário por meio do Analytic Hierarchy Process (AHP). Revista Espacios, v. 36, n. 10, p. 7, 2015.
MAPA, S. M. S.; LIMA, R. DA S. Uso combinado de sistemas de informações geográficas para transportes e programação linear inteira mista em problemas de localização de instalações. Gestão & Produção, v. 19, n. 1, p. 119”“136, 2012.
MEDEIROS, M. C. A geografia do mercado mundial de produtos agroalimentares e o papel do Brasil. Raega ”“ O Espaço Geográfico em Análise, v. 31, p. 260, 2014.
MINAS GERAIS. Desenvolvimento econômico e social sustentável de Minas Gerais: redução das desigualdades sociais e regionais. Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Belo Horizonte, MG: Governo de Minas Gerais, 2015. Disponível em: <https://www.mg.gov.br/conteudo/transicao/pmdi/pmdi>.
MITCHEL, A. The ESRI Guide to GIS analysis. Redlands: ESRI Press, 2005. v. 2
MONTAÑO, M. et al. Integração de critérios técnicos, ambientais e sociais em estudos de alternativas locacionais para implantação de aterro sanitário. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 17, n. 1, p. 61”“70, 2012.
NG, A. K. Y.; PADILHA, F.; PALLIS, A. A. Institutions, bureaucratic and logistical roles of dry ports: the Brazilian experiences. Journal of Transport Geography, v. 27, p. 46”“55, 2013.
NGUYEN, L. C.; NOTTEBOOM, T. A Multi-Criteria Approach to Dry Port Location in Developing Economies with Application to Vietnam. The Asian Journal of Shipping and Logistics, v. 32, n. 1, p. 23”“32, 2016.
OLIVEIRA, D. S. et al. Expansão Portuária, Desenvolvimento Municipal e Alterações Ambientais no Brasil: desafios para a gestão costeira. Revista de Gestão Costeira Integrada, v. 13, n. 1, p. 79”“87, 2013.
PNUD; FJP; IPEA. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Disponível em: <http://atlasbrasil.org.br/2013/>. Acesso em: 15 jun. 2020.
RAHMAN, M. A. et al. An integrated study of spatial multicriteria analysis and mathematical modeling for managed aquifer recharge site suitability mapping and site ranking at Northern Gaza coastal aquifer. Journal of Environmental Management, v. 124, p. 25”“39, 2013.
ROSO, V.; WOXENIUS, J.; LUMSDEN, K. The dry port concept: connecting container seaports with the hinterland. Journal of Transport Geography, v. 17, n. 5, p. 338”“345, 2009.
SAATY, T. L. A scaling method for priorities in hierarchical structures. Journal of Mathematical Psychology, 1977.
SAATY, T. L. Decision making with the analytic hierarchy process. International Journal of Services Sciences, v. 1, n. 1, p. 83”“98, 2008.
SADASIVUNI, R. et al. A transportation corridor case study for Multi-criteria Decision Analysis. Proceeding of ASPRS 2009 Annual Conference. Baltimore, USA: ASPRS, 2009.
SINAY, M. C. F.; CARVALHO, S. D.; BRAGA, I. L. A Importância da Inclusão da Variável Ambiental na Gestão Portuária. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 3, n. 2, p. 124”“135, 2017.
SNYDER, J. P. Map Projections: a working manual. Washington, DC, USA: United States Government Printing Office, 1987.
SOPHA, B. M. et al. Urban distribution center location: combination of spatial analysis and multi-objective mixed-integer linear programming. International Journal of Engineering Business Management, v. 8, p. 1”“10, 2016.
TEITZ, M. B.; BART, P. Heuristic Methods for Estimating the Generalized Vertex Median of a Weighted Graph. Operations Research, v. 16, n. 5, p. 955”“961, 1968.
WANKE, P. F.; HIJJAR, M. F. Exportadores brasileiros: estudo exploratório das percepções sobre a qualidade da infraestrutura logística. Produção, v. 19, n. 1, p. 143”“162, 2009.
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-07-01 (4)
- 2020-09-02 (3)
- 2020-09-02 (2)
- 2020-08-31 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Sustentabilidade em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Sustentabilidade em Debate do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (Proibição de Realização de Obras Derivadas) 3.0 Brasil, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação, que permite o compartilhamento do texto e o reconhecimento de sua autoria e publicação original nesta revista.
Os autores têm permissão para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva dos trabalhos publicados na Revista Sustentabilidade em Debate (por exemplo, em um capítulo de livro), desde que seja assinalado que os textos foram originalmente publicados nesta revista e que seja mencionado o DOI correspondente. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu texto online, após a publicação (por exemplo, em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais).
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.