Is Mar del Plata (Argentina) a sustainable city? An evaluation of the sustainability of urban and peri-urban areas using indicators
DOI:
https://doi.org/10.18472/SustDeb.v10n2.2019.20646Palavras-chave:
Sustainability indices and indicators; Environmental and urban sustainability; Spatial analysis; Sustainable Development Goals; Management of urban and peri-urban areas.Resumo
O processo de urbanização na América Latina atingiu níveis sem precedentes. A necessidade de mitigar seus efeitos e melhorar a sustentabilidade das cidades tornou-se um desafio premente. Nesse contexto, a avaliação da sustentabilidade adquire um reconhecimento crescente como ferramenta diagnóstica para avançar em direção aos objetivos ecológicos, sociais, econômicos e políticos do desenvolvimento sustentável. Com base em estudos anteriores, este artigo pretende avaliar comparativamente a sustentabilidade urbana e ambiental da cidade de Mar del Plata (Argentina) e sua área peri-urbana. Um Índice de Sustentabilidade (IS) foi construído. Os valores de SI mais favoráveis ”‹”‹foram geralmente encontrados na área urbana, enquanto os mais críticos foram identificados na área peri-urbana. A incidência dos tópicos no IS revela diferenças entre as áreas urbanas e periurbanas. Espera-se que os resultados obtidos fortaleçam a integração de políticas para as gerações atuais e futuras, levando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável à escala local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Sustentabilidade em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Sustentabilidade em Debate do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (Proibição de Realização de Obras Derivadas) 3.0 Brasil, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação, que permite o compartilhamento do texto e o reconhecimento de sua autoria e publicação original nesta revista.
Os autores têm permissão para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva dos trabalhos publicados na Revista Sustentabilidade em Debate (por exemplo, em um capítulo de livro), desde que seja assinalado que os textos foram originalmente publicados nesta revista e que seja mencionado o DOI correspondente. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu texto online, após a publicação (por exemplo, em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais).
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.