Mulheres na vanguarda:
Pioneiras na Sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.18472/SustDeb.v5n2.2014.11690Resumo
Neste número dedicado à s mulheres, Sustentabilidade em Debate inaugura a seção Perfil Sustentável, cujo objetivo é destacar pessoas que vêm contribuindo para a consolidação do sonho da sustentabilidade. Cientes do grande número de mulheres que atuaram e atuam neste campo, escolhemos destacar algumas que são reconhecidamente pioneiras, em nível internacional, nacional e local. São elas: Rachel Carson, Donella Meadows, Gro Harlem Brundtland, Hazel Henderson, Vandana Shiva, Wangari Muta Maathai, Elinor Ostrom, Anne Ehrlich, Marina Silva, Maria Tereza Jorge Padua, Cilúlia Maria Maury.
Downloads
Referências
LEAR, Linda. The life and the legacy of Rachel Carson. Acesso em: http://
www.rachelcarson.org/Biography.aspx#.U_nQOMWwIm4
PEREIRA , Elenita Malta. Rachel Carson, ciência e coragem. Acesso em: http://
cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2012/296/rachel-carson-ciencia-e-coragem
DONELLA H. “DANA” MEADOWS
http://www.donellameadows.org/donella-meadows-legacy/donella-danameadows/
http://en.wikipedia.org/wiki/Donella_Meadows
GRO HARLEM BRUNDTLAND
http://www.un.org/News/dh/hlpanel/brundtland-bio.htm
WANGARI MUTA MAATHAI
http://www.greenbeltmovement.org/wangari-maathai
http://en.wikipedia.org/wiki/Wangari_Maathai
ELINOR OSTROM
http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/07/16/elinor-ostrom-1933-2012/
http://elinorostrom.indiana.edu/
http://elinorostrom.indiana.edu/
ANNE HOWLAND EHRLICH
http://en.wikipedia.org/wiki/Anne_H._Ehrlich
http://www.usc.edu/dept/LAS/tylerprize/laureates/tyler1998.html
MARINA SILVA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marina_Silva
http://marinasilva.org.br/biografia/
MARIA TEREZA JORGE PÁDUA
http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/2012/03/08/mulheres-que-defendemo-
meio-ambiente/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Sustentabilidade em Debate do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (Proibição de Realização de Obras Derivadas) 3.0 Brasil, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação, que permite o compartilhamento do texto e o reconhecimento de sua autoria e publicação original nesta revista.
Os autores têm permissão para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva dos trabalhos publicados na Revista Sustentabilidade em Debate (por exemplo, em um capítulo de livro), desde que seja assinalado que os textos foram originalmente publicados nesta revista e que seja mencionado o DOI correspondente. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu texto online, após a publicação (por exemplo, em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais).
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.