Formatação
Todos os textos submetidos à SiD devem ser apresentados em formato eletrônico, digitados em processadores de texto, como Microsoft Word ou compatível.
Folha de rosto com informação dos autores
Deve conter o título do artigo (em inglês e segunda língua – original ou português) e informações dos autores:
- Nome, maior titulação, cargo/vínculo institucional (nome da instituição por extenso), cidade, estado (sigla), país e endereço eletrônico, em Arial 12;
- Pós-doutorado ou curso em andamento não são titulações.
Número de caracteres
O texto deve conter de 30 mil a 50 mil caracteres (com espaços) incluindo a listagem bibliográfica, notas, anexos, tabelas, etc.
Títulos
Os títulos devem expressar o conteúdo do trabalho e ainda facilitar a sua localização em uma busca pela internet.
- Devem ter no máximo 20 palavras, somente com a primeira letra em caixa alta, com exceção dos nomes próprios;
- Disponibilizado em inglês e em uma segunda língua (original ou português):
- Fonte Arial 16, em negrito, alinhado à direita, com espaçamento simples entre as linhas;
- O título na segunda língua deve ser destacado somente em itálico;
Ex: The risk of backtraking on brasilian pesticide regulation
Risco de retrocesso na legislação brasileira sobre o uso de agrotóxico
Resumo/Abstract
Devem ser inseridos na versão cega do artigo (sem informação dos autores):
- 100 a 150 palavras, em Arial 12, justificado, espaçamento simples entre linhas;
- O resumo não é uma mera formalidade, é o cartão de visita do texto;
Obs.: Muitos autores têm seus trabalhos rejeitados sumariamente quando não levam em consideração a necessidade de uma tradução com rigor acadêmico, sem o uso de softwares de tradução do tipo Google Translator.
Palavras-chave
Assim como o título e o resumo, são também o cartão de visita do texto. Por isso, recomenda-se a escolha de termos ilustrativos do conteúdo do texto, como conceitos, lugares, métodos, dentre outros:
- Devem ser disponibilizadas de 4 a 6 palavras-chave, escritas em duas línguas (inglês e segunda língua – original ou português);
- Fonte Arial 12, abaixo do Resumo/Abstract, separadas por ponto;
Corpo do texto
- Em Arial 12, preto, margens esquerda e superior de 3,0 cm e margens direita e inferior de 2,0 cm, com espaçamento de 1,5 entre linhas;
- Deve-se usar itálico para palavras estrangeiras e sublinhados em endereços eletrônicos;
- Deve-se incluir numeração nos subtítulos, não contendo mais de dois níveis (ex.: 3.1). A partir desse nível, deve-se empregar o uso de subtítulos em itálico;
- Notas de rodapé devem ser evitadas, sendo dispostas em algarismos arábicos ao final do texto (no formato de endnotes), antes das referências bibliográficas;
- A Introdução e a Conclusão também devem ser numeradas.
Ilustrações, tabelas, gráficos, figuras e similares
- Após a quarta figura ou tabela, cada nova adição contará como 1500 caracteres do total do artigo;
- Devem ser enviados no corpo do texto, com uma resolução mínima de 600 dpi;
- Legendas, títulos, autorias e fontes, em Arial 10, com espaçamento simples entre linhas;
- O uso de imagens de outros autores (fotos, mapas, gráficos) deve ser feito com certificação do domínio público ou autorização para a reprodução.
Material suplementar e anexos
- A SiD não publica material suplementar ou anexos - esses devem ser introduzidos no corpo do texto de acordo com as regras estabelecidas quanto ao número de figuras e tabelas (acima).