A procura de um jornal público

Autores

  • Luiz Martins da Silva Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

jornal público, imprensa, público/privado, jornalismo cívico

Resumo

Desde a Bíblia de Gutenberg, impressa há cerca de cinco séculos e meio, a imprensa tem funcionado como um espaço público, destinado à publicidade dos assuntos de interesse público. Esta função pública tem sido desempenhada, de modo geral, pela iniciativa privada, muito embora existam as emissoras públicas de rádio e televisão, quase sempre, mantidas pelo Estado. Diferentemente do que ocorre na mídia audiovisual, não existem jornais públicos, ainda que existam publicações estatais, tais como o Diário Oficial da União. A imprensa oficial serve, no entanto, apenas à chamada publicidade legal. Por outro lado, a publicização, através do terceiro setor (Organizações Não-Governamentais-ONGs e Organizações Sociais-OS) não logrou atingir a imprensa. A pergunta que aqui se coloca é: por quê não existem jornais públicos? As respostas compõem uma tentativa de “imaginação sociológica” acerca do que podería ser um jornal público e um jornalismo público.

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Biografia do Autor

Luiz Martins da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Sociologia e professor adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade de Brasília.

Referências

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Publicado

12-08-2022

Como Citar

Silva, L. M. da . (2022). A procura de um jornal público. Sociedade E Estado, 13(02), 111–122. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44259

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