A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001Palavras-chave:
ensino superior, origem social, estratificação horizontalResumo
O artigo analisa a influência da escolaridade do pai e da renda familiar nas chances de conclusão do ensino superior no Brasil, considerando as diferenças no retorno econômico dos cursos de graduação. Para realizar a análise, utilizamos microdados do Enade e calculamos modelos logísticos. Os resultados principais mostram que, no geral, ter pais com escolaridade mais alta aumenta as chances de conclusão dos cursos. No entanto, no setor público, a escolaridade do pai não tem efeito sobre a probabilidade de concluir o ensino superior. Além disso, a escolaridade do pai exerce maior influência nas chances de conclusão dos cursos de alto retorno econômico. A renda familiar aumenta as chances de conclusão do curso, tanto no setor público quanto no setor privado da educação. Também encontramos efeitos similares para a renda familiar independente do retorno econômico dos cursos
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