Teoria das representações sociais e ciências sociais:

trânsito e atravessamentos

Autores/as

  • Angela Arruda Universidade Federal do Rrio de Janeiro (UFRJ)

Palabras clave:

Teoria das representações sociais, Ciências sociais, Atravessamentos

Resumen

Este texto pretende assinalar a relação da teoria psicossocial das representações sociais de Serge Moscovici com as ciências sociais, a partir da sua caracterização como uma abordagem de interpenetração da psicologia com a Sociologia. Primeiramente fará uma breve análise sobre o trânsito entre Psicologia-Psicologia Social e ciências Sociais, como um dos elementos de explicação para o entrecruzamento da Teoria das representações Sociais (TrS) com as ciências sociais. Em seguida pontuará como este entrecruzamento se coloca na abordagem moscoviciana, e como a TrS não escapa a ele. o argumento da autora é de que a base da relação entre essas áreas e a TrS está na concepção do social, presente no pensamento moscoviciano, o qual, ao mesmo tempo, não negligencia o quanto os aspectos psicológicos participam dos fatos sociais. o texto se encerra com alguns exemplos de pesquisa para ilustrar esta posição.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angela Arruda, Universidade Federal do Rrio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Ppsicologia Social pela Universidade de São Ppaulo (USPp); professora do Pprograma de Ppós- Graduação em da Universidade Federal do Rrio de Janeiro (UFRrJ).

Publicado

2011-04-11

Cómo citar

Arruda, A. (2011). Teoria das representações sociais e ciências sociais:: trânsito e atravessamentos. Sociedade E Estado, 24(3), 739–766. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5490