Estudos de Comunidade e ciências sociais no Brasil

Autores

  • Marcos Chor Maio Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz / Professor
  • Nemuel da Silva Oliveira Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz / Doutorando

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Sociologia, Estudos de Comunidade, História das Ciências Sociais, Mudança Social, Institucionalização das Ciências Sociais, Desenvolvimento

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer um balanço da literatura sobre os Estudos de Comunidade (EC) no Brasil, destacando o contexto intelectual em que foram produzidos e os debates que suscitaram, especialmente entre as décadas de 1940 e 1960. Método de pesquisa em comunidades, oriundo da Antropologia, em investigações sobre o processo de mudança social, os EC estiveram em voga nos Estados Unidos entre os anos 1920 e 1950, tendo papel fundamental na institucionalização das Ciências Sociais no Brasil. Destacamos três aspectos na produção desses estudos no país, iniciando com uma abordagem conceitual: definições, origem e sua relação com temáticas marcantes nos anos 1950. Em seguida, privilegiamos os aspectos relacionados ao papel dos EC na história das Ciências Sociais no Brasil, com destaque para o processo de institucionalização das Ciências Sociais. Por fim, revisitamos os debates que tais estudos geraram entre os cientistas sociais quanto ao padrão de trabalho sociológico a ser desenvolvido naquele momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Chor Maio, Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz / Professor

Professor do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Nemuel da Silva Oliveira, Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz / Doutorando

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Downloads

Publicado

23-02-2016

Como Citar

Maio, M. C., & Oliveira, N. da S. (2016). Estudos de Comunidade e ciências sociais no Brasil. Sociedade E Estado, 26(3), 30. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5617

Edição

Seção

Artigos