Abordagem societal das representações sociais

Autores

  • Angela Maria de Oliveira Almeida Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Representações sociais, Abordagem societal, Willem Doise

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar as principais contribuições de Willem Doise para o desenvolvimento da teoria das representações sociais. Nesta direção, foram examinados: a Teoria das Representações Sociais como a grande teoria; a criação do Laboratório de Psicologia Social Experimental na Universidade de Genebra; os estudos experimentais sobre o desenvolvimento social da inteligência; os estudos experimentais das representações sociais; os quatro níveis de análise em Psicologia Social; as relações grupais; o paradigma das três fases; a pesquisa sobre os direitos humanos. Ainda que se considere que a adesão à Teoria das Representações Sociais pressupõe o estudo de indicadores que organizam o campo representacional, a análise dos posicionamentos individuais neste campo e a ancoragem destes posicionamentos nas dinâmicas societais, é preciso reconhecer que esta forma de fazê-lo ainda é pouco difundida nos meios científicos da América Latina.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria de Oliveira Almeida, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Instituto de Psicologia. Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

11-04-2011

Como Citar

Almeida, A. M. de O. (2011). Abordagem societal das representações sociais. Sociedade E Estado, 24(3), 713–737. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5489

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.