Uma nova leitura da função social da escola no processo de formação da nação na América Latina

Autores/as

  • Márcia Lopes Reis Universidade Católica de Brasília

Palabras clave:

função social, escola, Estado-nação, novas tecnologias.

Resumen

Este artigo trata das relações entre Estado e Educação na perspectiva da função social da escola como instituição social que desempenha influência significativa no processo de formação da nação Atualiza, ainda, as análises sobre as relações entre o Estado e a educação na América Latina, a partir da crise de legitimidade que perpassa o processo de construção do Estado-Nação. O Estado brasileiro é analisado no contexto dos Estados latino-americanos no sentido de abstrair as especificidades no que tange às relações Escola- Estado para a constituição do Estado-nação. Trata também das políticas públicas para implementação da utilização das novas tecnologias da informação e suas implicações no desenvolvimento da função social da escola contemporânea, levando em consideração sua dimensão política.

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Biografía del autor/a

Márcia Lopes Reis, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília, professora da Universidade Católica de Brasília

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Publicado

2022-08-12

Cómo citar

Reis, M. L. . (2022). Uma nova leitura da função social da escola no processo de formação da nação na América Latina. Sociedade E Estado, 14(02), 369–389. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44367

Número

Sección

Artigos