A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001

Palavras-chave:

ensino superior, origem social, estratificação horizontal

Resumo

O artigo analisa a influência da escolaridade do pai e da renda familiar nas chances de conclusão do ensino superior no Brasil, considerando as diferenças no retorno econômico dos cursos de graduação. Para realizar a análise, utilizamos microdados do Enade e calculamos modelos logísticos. Os resultados principais mostram que, no geral, ter pais com escolaridade mais alta aumenta as chances de conclusão dos cursos. No entanto, no setor público, a escolaridade do pai não tem efeito sobre a probabilidade de concluir o ensino superior. Além disso, a escolaridade do pai exerce maior influência nas chances de conclusão dos cursos de alto retorno econômico. A renda familiar aumenta as chances de conclusão do curso, tanto no setor público quanto no setor privado da educação. Também encontramos efeitos similares para a renda familiar independente do retorno econômico dos cursos

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Biografia do Autor

Márcia Knop, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda em Sociologia no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Ana Cristina Murta Collares, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Sociologia ”“ Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

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Publicado

19-08-2019

Como Citar

Knop, M., & Collares, A. C. M. (2019). A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior. Sociedade E Estado, 34(02), 351–380. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001

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