Dias de insurreição em busca do sublime: as cenas punk portuguesa e brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020006

Palabras clave:

punk, ethos DIY, autenticidade, discursos, representações sociais

Resumen

Este artigo centra-se na explicação e compreensão das representações acerca da autenticidade estética, artística e vivencial por parte de atores das cenas punk portuguesa e brasileira num arco temporal que se situa entre 1977 e 2016. Baseia-se no princípio sociológico de que o conhecimento reflexivo dos atores sociais é matéria-prima de base para a reconstrução científica e, por tal, para o avanço na teoria social. Com base numa metodologia reflexiva, são três os objetivos específicos que perscrutamos: problematizar as complexas relações entre o ethos, a estética e a praxis do-it-yourself (DIY) e o estabelecimento do punk e das suas (sub)cenas em sociedades fora do eixo gravitacional da hegemonia anglo-saxónica; identificar o conjunto de atividades no espectro punk que configurem um ethos e uma praxis de autenticidade e, por último, elucidar, em termos weberianos, os sentidos/significados diversos contraditórios que os atores atribuem ao punk e respetivas vivências em termos de estilo e ideologia.

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Biografía del autor/a

Paula Guerra, Universidade do Porto

Professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora do Instituto de Sociologia da Universidade de Porto, Portugal. É ainda investigadora do Griffith Center for Cultural Research na Austrália, coordenadora do Projeto KISMIF e co-fundadora e co-coordenadora da Rede Todas as Artes.

Pedro Martins de Menezes, Universidade do Porto

Bacharel e mestre em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e atualmente cursa doutorado em sociologia na Universidade do Porto, Portugal. Desenvolve pesquisas na área de sociologia da cultura, com ênfase em indústria cultural, arquitetura e indústria fonográfica.

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Publicado

2019-08-19

Cómo citar

Guerra, P., & Menezes, P. M. de. (2019). Dias de insurreição em busca do sublime: as cenas punk portuguesa e brasileira. Sociedade E Estado, 34(02), 485–512. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020006

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