Riqueza e status entre mulheres negras no Brasil

Authors

  • Emerson Ferreira Rocha Universidade de Brasília - UnB

Keywords:

Desigualdade racial, Desigualdade de gênero, Riqueza, Status, Endogamia racial

Abstract

Este artigo estuda a participação das mulheres negras no grupo dos ricos no Brasil. São definidos como ricos aqueles que integram o conjunto de 1% com maiores rendimentos advindos do trabalho principal. Através de modelos logísticos, estima-se em que medida a escolaridade, incluindo a segmentação por áreas de formação superior, contribui para as desvantagens desse grupo de mulheres quanto à participação entre os ricos. Estima-se também a contribuição relativa da remuneração discriminatória dos níveis educacionais. O estudo aborda também como a condição racial afeta a condição de status das mulheres negras ricas, sendo o conceito de status operacionalizado a partir das dinâmicas conjugais. O que se observa é que mulheres negras ricas, além de tenderem a não contar com um cônjuge, experimentam maiores probabilidades de estarem unidas a cônjuges não ricos, em comparação com as mulheres brancas. Isso indica que a condição racial deprecia suas possibilidades de conversão da afluência econômica em status social. A análise da dinâmica matrimonial é realizada com base em modelos logísticos multinominais. Os dados são provenientes do Censo Demográfico de 2010.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Emerson Ferreira Rocha, Universidade de Brasília - UnB

Graduação em ciências sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008), mestrado em ciências sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010) e doutorado em sociologia pela Universidade de Brasília (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. 

How to Cite

Rocha, E. F. (2017). Riqueza e status entre mulheres negras no Brasil. Sociedade E Estado, 32(1), 217–246. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6259

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.