Dossiê Tecnologia e Mercados Culturais
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934010001Keywords:
tecnologia, mercados culturaisAbstract
Os trabalhos reunidos neste dossiê apresentam um fio condutor comum: o impacto do processo de digitalização e inovação tecnológica sobre os mercados culturais, sejam eles musical, televisivo, editorial, assim como sobre o próprio trabalho, as estratégias e racionalidades empresariais presentes no âmbito desses mercados. O material empírico e analítico urdido para esta publicação traz o signo do ineditismo e da originalidade, pois é a primeira vez que, no Brasil, um periódico com a envergadura e penetração da Revista Sociedade e Estado dedica um volume à s interfaces entre tecnologia e mercados culturais.
Downloads
References
BELL, Daniel. The comingpost-industrialsociety. New York: Basic Books, 1973.
BOURDIEU, Pierre. As estruturas sociais da economia. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
COMITÊ GESTOR DE INTERNET NO BRASIL (CGI-BR). Pesquisa sobre os usos das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros - Tic domicílios. São Paulo: CGI, 2017.
GRANOVETTE, Mark. The sociology of economics life. Montreal (CA): KoboEditions, 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÃSTICA (IBGE). Acesso à Internet e a televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
MARTEL, Frederic. Smart: o que você não sabe sobre a Internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015. [ Links ]
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA (UNESCO). Cultural times. The first global map of cultural and creative industries. Paris: Unesco, 2015. [ Links ]
____ . Repensar as políticas culturais: criatividade em desenvolvimento. Relatório Global da Convenção de 2005. Paris: Unesco, 2018. [ Links ]
TUERCHI, Lenita Maria; MORAIS, José Mauro. Políticas de apoio à inovação tecnológica no Brasil: avanços recentes, limitações e propostas de ação. Brasília, Ipea, 2016.