Dimensão sociopolítica da inserção social difusa de conteúdos culturais e educativos:

estudo sobre o projeto Baixe e Use da TV Câmara

Autores

  • Antonio Teixeira de Barros Centro de Formação da Câmara dos Deputados (Cefor)
  • Ana Marusia Pinheiro Lima Meneguin Centro de Formação da Câmara dos Deputados (Cefor)

Palavras-chave:

Sociedade e cultura, Educação, cultura e sociedade, Mídia, política e educação, Educação difusa, TV Câmara

Resumo

Este trabalho analisa o projeto Baixe e Use, da TV Câmara, com o objetivo de avaliar como se dá a produção, o uso, a disseminação e a retroalimentação de conteúdos audiovisuais culturais e educativos, envolvendo uma emissora pública legislativa e um segmento da sociedade, a comunidade escolar e acadêmica. A apropriação de produtos televisivos pode conferir um novo lugar ao público, para além do conceito convencional de audiência? Como uma iniciativa dessa natureza pode possibilitar a inserção social de conteúdos culturais e educativos? Como uma emissora pública com foco em conteúdos políticos e legislativos pode contribuir para a oferta de conteúdos de natureza cultural e cívica? Essas são as questões principais discutidas a partir dos dados coletados. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica, documental e análise de conteúdo. Os dados foram compilados com base nas ferramentas do Google Analytics e do sistema Fale Conosco do site da TV Câmara. As principais conclusões apontam as interfaces possíveis entre TV e escola, política e educação, narrativa e tecnologia. Além disso, destaca-se o lugar periférico que o banco de conteúdos do Baixe e Use ocupa no cenário geral da programação da emissora, cujo escopo privilegia a divulgação institucional sobre as atividades legislativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Teixeira de Barros, Centro de Formação da Câmara dos Deputados (Cefor)

Doutor em sociologia, docente e pesquisador do Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (Cefor). Coordenador do grupo de pesquisa “Interatividade social, visibilidade política e democracia”, vinculado à linha de pesquisa “Política Institucional do Poder Legislativo” do mesmo Programa.

Ana Marusia Pinheiro Lima Meneguin, Centro de Formação da Câmara dos Deputados (Cefor)

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação da Câmara dos Deputados. Mestre em comunicação pela Universidade de Brasília. Integrante do grupo de pesquisa “Interatividade social, visibilidade política e democracia”, vinculado à linha de pesquisa “Política Institucional do Poder Legislativo” do mesmo Programa. Autora do livro Duas faces da publicidade ”“ campanhas sociais e mercadológicas (São Paulo: Annablume, 2009).

Downloads

Publicado

04-04-2016

Como Citar

Barros, A. T. de, & Meneguin, A. M. P. L. (2016). Dimensão sociopolítica da inserção social difusa de conteúdos culturais e educativos:: estudo sobre o projeto Baixe e Use da TV Câmara. Sociedade E Estado, 29(3), 867–894. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5926

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.