As políticas culturais brasileiras na contemporaneidade:

mudanças institucionais e modelos de agenciamento

Autores

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim.

Palavras-chave:

Políticas culturais, Ação cultural, Agenciamentos, Mudanças institucionais

Resumo

O artigo objetiva evidenciar um conjunto de mudanças institucionais sofridas pelas políticas culturais brasileiras na contemporaneidade, em escala nacional, e compreender como tais configurações produziram novas formas de agenciamento cultural e de ação política, em escalas locais. Para tal, inicialmente realizou-se uma revisão de estudos sobre as políticas culturais no Brasil, conforme literatura específica. A seguir, mediante acompanhamento sistemático destas políticas em duas cidades brasileiras ”“ Gramado (RS) e São Luiz do Paraitinga (SP) ”“ analisou-se sua implementação e os modos de ação dos atores nesses processos, considerando suas tensões, disputas e interesses em jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Manoel Dias da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim.

Professor de sociologia e política na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Doutor em ciências sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pesquisador vinculado ao Laboratório de Políticas Culturais e Ambientais: Gestão e Inovação, Capes/Unisinos.

Downloads

Publicado

09-03-2016

Como Citar

Silva, R. M. D. da. (2016). As políticas culturais brasileiras na contemporaneidade:: mudanças institucionais e modelos de agenciamento. Sociedade E Estado, 29(1), 199–224. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5874

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.