Vida Sociopolítica em Mercados Culturais na Cidade de Porto Alegre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934010002

Palavras-chave:

mercados culturais, ação sociopolítica, Porto Alegre, Sociologia Econômica

Resumo

As possibilidades das tecnologias de informação e comunicação conjugadas com normas e regras do sistema global têm contribuído para a transformação dos mercados culturais, recriando concepções e arranjos entre arte-tecnologia-mercado. O artigo discute centralmente as implicações sociopolíticas dessas transformações nos mercados culturais, enfocando as respostas dos agentes em distintas instâncias de ação política na cidade de Porto Alegre. Os dados resultam da combinação de diferentes fontes de investigação, destacando-se entrevistas com líderes profissionais e com gestores de empreendimentos no mundo da cultura, assim como relatórios e documentos obtidos em diversos sites na internet. O argumento que orienta a análise é de que as referidas transformações tendem a produzir diferentes tipos de ações sociopolíticas, como mobilizações de novos coletivos de artistas, novas associações profissionais e reformulação de pautas nas já existentes, e presença em novos e antigos conselhos de políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Ruduit Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto IV do Departamento de Sociologia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, IFCH/UFRGS. Atua na área de Sociologia Econômica.

Referências

ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. [ Links ]

BANKS, Mark. Craft labour and creative industries. International Journal of Cultural Policy, v. 16, n. 3, p. 305-321, Aug. 2010. [ Links ]

BOURDIEU, Pierre. Las estructuras sociales de la economia. Barcelona: Editorial Anagrama, 2003. [ Links ]

BURT, R.. Structural holes and good ideas. American Journal of Sociology, v. 110, n. 2, p. 349-399, 2004. [ Links ]

CAVES, R. Contracts between arts and commerce. Journal of Economics Perspectives, v. 17, n. 2, p. 73-83, 2003. [ Links ]

COMUNIAN, R. Uma cidade criativa de tipo relacional: para uma cartografia das ligações em rede entre os setores público, privado e sem fins lucrativos nas indústrias criativas. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 99, p. 99-124, 2012. [ Links ]

DE VAAN, M.; STARK, D.; VEDRES, B. Game changer: topologia dela creatività . Stato e Mercato, n. 102, p. 307-340, 2014. [ Links ]

DENNING, Michael. A cultura na era dos três mundos. São Paulo: Francis, 2005. [ Links ]

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (FIRJAN). Mapeamento da indústria criativa no Brasil. Rio de Janeiro: Firjan, 2014. [ Links ]

FERRAZ, Tatiana S. Quanto vale a arte contemporânea? Novos Estudos, n. 101, p. 117-132, Mar. 2015. [ Links ]

FLEW, Terry; CUNNINGHAM, Stuart. Creative Industries after the first decade of debate . The Information Society, v. 26, n. 2, p. 113-123, 2010. [ Links ]

FLIGSTEIN, Neil. Sense making and the emergence of a new form of market governance: the case of the european defense industry. American Behavioral Scientist, v. 49, n. 7, p. 949-960, Mar. 2006. [ Links ]

---- . Markets as politics: a political-cultural approach to market institutions. American Sociological Review, v. 61, n. 4, p. 656-673, Aug. 1996. [ Links ]

FLIGSTEIN, N.; MCADAM, D. A theory of fields. New York: Oxford University Press, 2012. [ Links ]

FLORIDA, Richard. A ascensão da classe criativa. Porto Alegre: L&PM, 2011. [ Links ]

GABINETE DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE (INOVAPOA). Porto Alegre criativa: plano municipal de economia criativa - diretrizes. Porto Alegre: Prefeitura Municipal de Porto Alegre, s/d. 32p. Disponível em: <http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/inovapoa/usu_doc/poa_criativa_vweb.pdf>. Acesso em: 08 Jul. 2017. [ Links ]

GRANOVETTER, M. Ação econômica e estrutura social: o problema da imersão. In: MARTES, A. M. B. (Org.). Redes e sociologia econômica, p. 31-68. São Carlos: EdUFSCar, 2009. [ Links ]

HABERMAS, J. A nova obscuridade. São Paulo, Editora Unesp, 2015. [ Links ]

HERSCOVICI, A. O capitalismo imaterial: elementos para uma análise (socio)econômica. Novos Estudos, n. 102, p. 133-151, 2015. [ Links ]

HOWKINS, John. Economia criativa. São Paulo: M. Books do Brasil, 2013. [ Links ]

KONG, Lily. Ambitions of a global city: arts, culture and creative economy in “pós-crisis” Singapore. International Journal of Cultural Policy, v. 18, n. 3, p. 279-294, Jun. 2012. [ Links ]

KÖSTER, Pau R. (Coord.). La cultura como factor de innovación económica y social. Valência: Econcult; IIDL; Universitat de València, 2013. Disponível em: <http://www.uv.es/soste/pdfs/Sostenuto_Volume1_CAST.pdf>. Acesso em: 23 Nov. 2015. [ Links ]

MILLER, Toby. La nueva derecha de los estúdios culturales - las industrias creativas. Tabula Rasa, n. 15, p. 115-135, Bogotá, Jul./Dic. 2011. [ Links ]

NOVY, J.; COLOMB, C. Struggling for the right to the (creative) city in Berlin and Hamburg: new urban social movements, new “spaces of hope”? International Journal of Urban and Regional Research, v. 37, n. 5, p. 1816-1838, Sep. 2013. [ Links ]

OBSERVATÓRIO DA CIDADE DE PORTO ALEGRE (OBSERVAPOA). Indicadores. Porto Alegre: Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 2018. Disponível em: <http://portoalegreemanalise.procempa.com.br/ >. [ Links ]

RAJCHMAN, John. O pensamento na arte contemporânea. Novos Estudos, n. 91, p. 97-106, Nov. 2011. [ Links ]

SHIN, H.; STEVENS, Q. How culture and economy meet in South Korea: the politics of cultural economy in culture-led urban regeneration. International Journal of Urban and Regional Research, v. 37, n. 5, p. 1707-1723, Sep. 2013. [ Links ]

SWEDBERG, Richard. A sociologia econômica do capitalismo: uma introdução e agenda de pesquisa. In: MARTES, A. M. B. (Org.). Redes e sociologia econômica, p.161-205. São Carlos: EdUFSCar, 2009. [ Links ]

---- . The cultural entrepreneur and the creative industries: beginning in Viena. Journal Culture Economic, n. 30, p. 243-261, Oct. 2006. [ Links ]

TRIGO, José P. El debate de la creatividad y la economia em las ciudades actuales y el papel de los diferentes actores: algunas evidencias a partir del caso de estudio de Madrid. Investigaciones Geográficas, n. 87, p. 62-75, 2015. [ Links ]

ULLDEMOLINS, J. R.; JIMÉNEZ, L. P. Cultura, transformación urbana y empoderamiento ciudadano frente a la gentrificación: comparación entre el caso de Getsemaní (Cartagena de Indias) y el Raval (Barcelona). Eure, v. 42, n. 126, p. 97-122, Mayo 2016. [ Links ]

VANOLO, Alberto. Alternative capitalismo and creative economy: the case of Chr­is­tiania. International Journal of Urban and Regional Research, v. 37, n. 5, p. 1785-1798, Sep. 2013. [ Links ]

ZELIZER, Viviana. A negociação da intimidade. Petrópolis: Vozes, 2011. [ Links ]

Downloads

Publicado

03-04-2019

Como Citar

Garcia, S. R. (2019). Vida Sociopolítica em Mercados Culturais na Cidade de Porto Alegre. Sociedade E Estado, 34(01), 23–47. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934010002

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.