Vida Sociopolítica em Mercados Culturais na Cidade de Porto Alegre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934010002

Palavras-chave:

mercados culturais, ação sociopolítica, Porto Alegre, Sociologia Econômica

Resumo

As possibilidades das tecnologias de informação e comunicação conjugadas com normas e regras do sistema global têm contribuído para a transformação dos mercados culturais, recriando concepções e arranjos entre arte-tecnologia-mercado. O artigo discute centralmente as implicações sociopolíticas dessas transformações nos mercados culturais, enfocando as respostas dos agentes em distintas instâncias de ação política na cidade de Porto Alegre. Os dados resultam da combinação de diferentes fontes de investigação, destacando-se entrevistas com líderes profissionais e com gestores de empreendimentos no mundo da cultura, assim como relatórios e documentos obtidos em diversos sites na internet. O argumento que orienta a análise é de que as referidas transformações tendem a produzir diferentes tipos de ações sociopolíticas, como mobilizações de novos coletivos de artistas, novas associações profissionais e reformulação de pautas nas já existentes, e presença em novos e antigos conselhos de políticas públicas.

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Biografia do Autor

Sandro Ruduit Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto IV do Departamento de Sociologia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, IFCH/UFRGS. Atua na área de Sociologia Econômica.

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Publicado

03-04-2019

Como Citar

Garcia, S. R. (2019). Vida Sociopolítica em Mercados Culturais na Cidade de Porto Alegre. Sociedade E Estado, 34(01), 23–47. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934010002

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