Antes de Habermas, para além de Habermas:

uma abordagem pragmatista da democracia deliberativa

Autores

  • Ricardo Fabrino Mendonça Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Democracia deliberativa, Pragmatismo, Habermas, Dewey

Resumo

Este artigo procura defender uma abordagem pragmatista de democracia deliberativa. Inicialmente, argumenta-se que as cinco principais contribuições que os deliberacionistas atribuem a Habermas já se encontravam desenvolvidas em expoentes do pragmatismo clássico. Trata-se: (1) do desenvolvimento de uma teoria democrática baseada em uma concepção ampla de política, na participação e na tentativa de ultrapassar as perspectivas ditas realistas; (2) da construção de uma teoria democrática não agregativa, centrada em intercâmbios comunicativos; (3) da conexão entre discurso e razão, que abre caminho para a consideração simultânea de particular e universal; (4) da proposição de uma ética do discurso que capaz de lidar com a questão do pluralismo; e (5) da estruturação de uma abordagem sistêmica fundada em públicos descentrados. Na sequência, o artigo desenvolve contribuições específicas do pragmatismo, argumentando que ele pode oferecer um viés discursivo radical aos deliberacionistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Fabrino Mendonça, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais, bolsista de produtividade do CNPq e bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig. Algumas de suas publicações recentes apareceram em: Constellations, Critical Policy Studies, Political Studies, Policy & Society, Brazilian Political Science Review, Opinião Pública, Dados, RBCS, Lua Nova e Revista de Sociologia e Política. 

Downloads

Como Citar

Mendonça, R. F. (2016). Antes de Habermas, para além de Habermas:: uma abordagem pragmatista da democracia deliberativa. Sociedade E Estado, 31(3), 741–768. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6170

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.