Teorizando o agonismo:

crítica a um modelo incompleto

Autores

  • Daniel Mendonça

Palavras-chave:

Teoria do discurso, Democracia radical, Democracia deliberativa, Chantal Mouffe

Resumo

Em trabalhos recentes, Chantal Moufe promove dois movimentos te- óricos concomitantes. Por um lado, critca as teorias deliberatvas, sobretudo os  enfoques de Rawls e Habermas. Por outro lado, apresenta o modelo agonístco  de democracia. A crítca de Moufe aos deliberacionistas parte do princípio de  que tais teóricos buscam a eliminação das relações de poder na polítca a partr  do princípio  racional para  tomada de decisões. Para Moufe, a eliminação do  poder é uma  impossibilidade, uma vez que este fundamenta a própria dimen- são ontológica do polítco. Argumenta-se, contudo, que a alternatva da autora  aos modelos deliberatvos é insatsfatória, uma vez que sua proposta agonístca  é  tão  somente um princípio de ação e não propriamente um modelo  teórico  polítco estruturado. O objetvo deste paper é problematizar a proposta teórica  de Moufe, apresentando principalmente suas limitações em relação ao seu de- senvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Mendonça

Doutor  em  Ciência Polítca pela Universidade  Federal do  Rio  Grande  do Sul  (UFRGS).  Professor  do  Insttuto de  Sociologia  e  Polítca e do Mestrado em  Ciências  Sociais da  Universidade Federal  de  Pelotas (UFPel).

Publicado

19-04-2011

Como Citar

Mendonça, D. (2011). Teorizando o agonismo:: crítica a um modelo incompleto. Sociedade E Estado, 25(3). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5550

Edição

Seção

Artigos