Desigualdades regionais em educação: potencial de convergência

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Marcelo Medeiros
Luís Felipe Batista de Oliveira

Resumo

O estudo analisa os fatores que afetam as desigualdades educacionais entre e dentro de regiões do Brasil. O interesse é, por um lado, em como diferenças nas características das populações afetam resultados educacionais e, por outro, em como peculiaridades regionais implicam distintas respostas educacionais a essas características. Para isso é analisada a população de jovens de 14 a 17 anos em todo o Brasil, a partir de dados da Pnad 2011. Por meio da decomposição da desigualdade entre efeitos de características observadas, respostas a essas características e fatores não explicados na predição da escolaridade conclui-se que as respostas às características são mais importantes que diferenças nas distribuições de características quando o objetivo é explicar desigualdades inter e intrarregionais. Há, portanto, a possibilidade de se reverter uma parte da desigualdade educacional por meio de políticas educacionais que promovam uma convergência na direção das regiões em melhores condições.

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Como Citar
Medeiros, M., & Oliveira, L. F. B. de. (2014). Desigualdades regionais em educação:: potencial de convergência. Sociedade E Estado, 29(2), 561–585. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5901
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcelo Medeiros, Universidade de Brasília (UnB)

Pesquisador do IPEA e professor colaborador do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília.

Luís Felipe Batista de Oliveira, Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA).

Pesquisador do IPEA