Desigualdades regionais em educação:

potencial de convergência

Autores

  • Marcelo Medeiros Universidade de Brasília (UnB)
  • Luís Felipe Batista de Oliveira Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA).

Palavras-chave:

Desigualdade educacional, Estratificação educacional, Desigualdade regional, Federalização da educação

Resumo

O estudo analisa os fatores que afetam as desigualdades educacionais entre e dentro de regiões do Brasil. O interesse é, por um lado, em como diferenças nas características das populações afetam resultados educacionais e, por outro, em como peculiaridades regionais implicam distintas respostas educacionais a essas características. Para isso é analisada a população de jovens de 14 a 17 anos em todo o Brasil, a partir de dados da Pnad 2011. Por meio da decomposição da desigualdade entre efeitos de características observadas, respostas a essas características e fatores não explicados na predição da escolaridade conclui-se que as respostas às características são mais importantes que diferenças nas distribuições de características quando o objetivo é explicar desigualdades inter e intrarregionais. Há, portanto, a possibilidade de se reverter uma parte da desigualdade educacional por meio de políticas educacionais que promovam uma convergência na direção das regiões em melhores condições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Medeiros, Universidade de Brasília (UnB)

Pesquisador do IPEA e professor colaborador do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília.

Luís Felipe Batista de Oliveira, Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA).

Pesquisador do IPEA

Downloads

Como Citar

Medeiros, M., & Oliveira, L. F. B. de. (2014). Desigualdades regionais em educação:: potencial de convergência. Sociedade E Estado, 29(2), 561–585. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5901

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.