Hermenêutica-fenomenológica e compreensão nas ciências sociais

Autores

  • Paulo César Alves Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Miriam Cristina Rabelo Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Iara Maria Souza Universidade Federal da Bahia - UFBA

Palavras-chave:

Hermenêutica, Compreensão, Fenomenologia, Teoria social

Resumo

O presente texto tem por objetivo identificar os pressupostos subjacentes na ideia de compreensão para as teorias sociais fundamentadas pelos pressupostos hermenêutico-fenomenológicos. Inicialmente, procura caracterizar criticamente o significado de subjetividade e objetividade herdado do Iluminismo e do Romantismo, argumentando que ambas presumem as mesmas concepções de tradição, embora com sinais invertidos. Em seguida, inspirando-se em Gadamer e Heidegger, o texto discute a proposta da hermenêutica-fenomenológica contemporânea para concluir que compreensão tem, em “si mesma”, a estrutura de uma experiência. Assim, compreender significa, em última instância, empreender um diálogo com o “outro”, através de uma mediação histórica ”“ e, portanto, mutável ”“ presente no encontro entre horizontes distintos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Alves, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Bahia, pós-doutorado nas Universidades de Toronto (Canadá) e St. Andrews (Escócia), bolsista de produtividade pelo CNPq.

Miriam Cristina Rabelo, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Bahia, pós-doutorado nas Universidades de Toronto (Canadá) e Aberdeen (Escócia), bolsista de produtividade pelo CNPq.

Iara Maria Souza, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Bahia, pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

09-03-2016

Como Citar

Alves, P. C., Rabelo, M. C., & Souza, I. M. (2016). Hermenêutica-fenomenológica e compreensão nas ciências sociais. Sociedade E Estado, 29(1), 181–198. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5872