Hermenêutica-fenomenológica e compreensão nas ciências sociais

Autores/as

  • Paulo César Alves Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Miriam Cristina Rabelo Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Iara Maria Souza Universidade Federal da Bahia - UFBA

Palabras clave:

Hermenêutica, Compreensão, Fenomenologia, Teoria social

Resumen

O presente texto tem por objetivo identificar os pressupostos subjacentes na ideia de compreensão para as teorias sociais fundamentadas pelos pressupostos hermenêutico-fenomenológicos. Inicialmente, procura caracterizar criticamente o significado de subjetividade e objetividade herdado do Iluminismo e do Romantismo, argumentando que ambas presumem as mesmas concepções de tradição, embora com sinais invertidos. Em seguida, inspirando-se em Gadamer e Heidegger, o texto discute a proposta da hermenêutica-fenomenológica contemporânea para concluir que compreensão tem, em “si mesma”, a estrutura de uma experiência. Assim, compreender significa, em última instância, empreender um diálogo com o “outro”, através de uma mediação histórica ”“ e, portanto, mutável ”“ presente no encontro entre horizontes distintos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo César Alves, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Bahia, pós-doutorado nas Universidades de Toronto (Canadá) e St. Andrews (Escócia), bolsista de produtividade pelo CNPq.

Miriam Cristina Rabelo, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Bahia, pós-doutorado nas Universidades de Toronto (Canadá) e Aberdeen (Escócia), bolsista de produtividade pelo CNPq.

Iara Maria Souza, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Bahia, pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

2016-03-09

Cómo citar

Alves, P. C., Rabelo, M. C., & Souza, I. M. (2016). Hermenêutica-fenomenológica e compreensão nas ciências sociais. Sociedade E Estado, 29(1), 181–198. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5872