Uma nova leitura da função social da escola no processo de formação da nação na América Latina

Autores

  • Márcia Lopes Reis Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

função social, escola, Estado-nação, novas tecnologias.

Resumo

Este artigo trata das relações entre Estado e Educação na perspectiva da função social da escola como instituição social que desempenha influência significativa no processo de formação da nação Atualiza, ainda, as análises sobre as relações entre o Estado e a educação na América Latina, a partir da crise de legitimidade que perpassa o processo de construção do Estado-Nação. O Estado brasileiro é analisado no contexto dos Estados latino-americanos no sentido de abstrair as especificidades no que tange às relações Escola- Estado para a constituição do Estado-nação. Trata também das políticas públicas para implementação da utilização das novas tecnologias da informação e suas implicações no desenvolvimento da função social da escola contemporânea, levando em consideração sua dimensão política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Lopes Reis, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília, professora da Universidade Católica de Brasília

Referências

Banco Mundial. (1995) O Brasil e o Banco Mundial: a quinta década de cooperação. Washington. ___ . (1995) Relatório Anual (de 1968 a 1994). Washington O. I..

Bobbio,N. etall. (1994) Dicionário de política. Brasília: EdUnB.

Bobbio.N. (1979)“Gramsci and the conception ofcivil society” in Chantal Mouffe (ed.) Gramsci andmarxist theory. London: Routledge&Kegan Paul.

Bosi, A. (1992) Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras.

Benjamin, F. A. S. (1981) Educação e mudança social: uma tentativa de crítica. São Paulo: Cortez.

Cardoso, F.H. (1979) Dependência e desenvolvimento na América Latina: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar.

Cepal/Unesco. (1993) Expansión educacionaly estratificación en América Latina, 1960-1970. PNUD.

Cunha, L. A. (1975) Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

Dombusch, R. (1991) Economia aberta: instrumentos de política economica nos países em vias de desenvolvimento. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Figueiredo, V. (1989) A produção social da tecnologia. São Paulo: EPU.

Furtado, C. (1976) A economia latino-americana: formação histórica e problemas contemporâneos. São Paulo: Nacional.

. (1981) Formação econômica do Brasil. São Paulo: Nacional.

Frigotto, G. (1985) A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-socialcapitalista. São Paulo: Cortez.

Gramsci, A. (1978) Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Habermas, J. (1987) Teoria de la acción comunicativa I: racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus.

Kuhn, T. (1995) A estrutura das revoluções cientificas. São Paulo: Perspectiva.

Petitat, A. (1994) Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Porto Alegre: Artes Médicas.

Rivas, A. (1980) “Política de descentralización en la educación básica y media” en América Latina: estado dei arte. Santiago: IJnesco/Reduc.

Schultz, T. W. (1973) O valor econômico da educação. Rio de Janeiro: Zahar.

Weber, M. (1982) Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Guanabara.

Downloads

Publicado

12-08-2022

Como Citar

Reis, M. L. . (2022). Uma nova leitura da função social da escola no processo de formação da nação na América Latina. Sociedade E Estado, 14(02), 369–389. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44367

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.