DESENVOLVENDO O JOGO “PORCO ESPINHO DA FÍSICA” PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46001Palavras-chave:
Porco espinho da física. Jogos educativos. Ensino de física.Resumo
O ensino de física é visto como um grande desafio aos professores. O presente artigo visa trazer um recurso didático para que as aulas fiquem mais dinâmicas, atrativas e interessantes. Apresentamos o “Porco espinho da Física” que é um jogo de perguntas e respostas onde os alunos mostrarão suas habilidades adquiridas em sala de aula em um desafio de estratégia e sorte. O jogo foi projetado de forma dinâmica para que não seja um mero questionamento, mas que traga ao aluno conhecimentos acerca de conceitos físicos e ludicidade. Este trabalho busca contribuir para as áreas de atividades lúdicas e desenvolvimento de produtos para serem utilizados por outros profissionais em suas aulas.
Downloads
Referências
BATISTA, F. W. F. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM MINICURSO DE ASTRONOMIA. Produto Educacional. MNPEF, 2020.
DE MIRANDA, Simão. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência hoje, v. 28, p. 64-66, 2001.
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1999.
VERA, R. K. S. Contribuição dos jogos educativos na qualificação do trabalho docente. 2006. Tese de Doutorado. Tese de mestrado, Porto Alegre, 2006.
FIALHO, Neusa Nogueira. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX, 2007.
MAGNO, Fátima; SILVA, Maycon. ELETROGAME, O JOGO: UMA MANEIRA DIDÁTICA E DIVERTIDA DE ESTUDAR A ELETRODINÂMICA. Physicae Organum-Revista dos Estudantes de Física da UnB, v. 8, n. 1, p. 394-412, 2022.
REZENDE, F. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivista. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 1, p. 75-98, 2008.
RIZZO PINTO, J. Corpo, movimento e educação – o desafio da criança e adolescente deficientes sociais. Rio de Janeiro: Sprint, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).