DESENVOLVENDO O JOGO “PORCO ESPINHO DA FÍSICA” PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46001Keywords:
Physics porcupine. Educational games. Physics teaching.Abstract
Physics teaching is seen as a great challenge for teachers. This article aims to bring a didactic resource to make classes more dynamic, attractive and interesting. We present the “Physics porcupine” which is a game of questions and answers where students will show their skills acquired in the classroom in a challenge of strategy and luck. The game was dynamically designed so that it is not a mere questioning, but that it brings the student knowledge about physical concepts and playfulness. This work seeks to contribute to the areas of ludic activities and product development to be used by other professionals in their classes.
Downloads
References
BATISTA, F. W. F. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM MINICURSO DE ASTRONOMIA. Produto Educacional. MNPEF, 2020.
DE MIRANDA, Simão. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência hoje, v. 28, p. 64-66, 2001.
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1999.
VERA, R. K. S. Contribuição dos jogos educativos na qualificação do trabalho docente. 2006. Tese de Doutorado. Tese de mestrado, Porto Alegre, 2006.
FIALHO, Neusa Nogueira. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX, 2007.
MAGNO, Fátima; SILVA, Maycon. ELETROGAME, O JOGO: UMA MANEIRA DIDÁTICA E DIVERTIDA DE ESTUDAR A ELETRODINÂMICA. Physicae Organum-Revista dos Estudantes de Física da UnB, v. 8, n. 1, p. 394-412, 2022.
REZENDE, F. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivista. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 1, p. 75-98, 2008.
RIZZO PINTO, J. Corpo, movimento e educação – o desafio da criança e adolescente deficientes sociais. Rio de Janeiro: Sprint, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Journal of the Physics Teacher
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).