SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO SIGNIFICATIVA NO ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE FÍSICA E MÚSICA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS ENVOLVENDO O OSCILADOR DE MELDE

Autores

  • Joel Vieira de Araújo Filho Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Francisco Nairon Monteiro Júnior Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45967

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa. Ensino por Investigação. Oscilador de Melde.

Resumo

O presente artigo apresenta um produto educacional e sua aplicação, resultado das inquietações nascidas na práxis pedagógica no ensino médio e consiste numa sequência de ensino por investigação (SEI) significativa no estudo das cordas oscilantes fixas de instrumentos musicais, notadamente o violão. Tal produto oferece uma nova roupagem para o oscilador de Melde com o uso de aplicativo grátis de celular, bem como de alto-falante e amplificador para gerar ondas harmônicas com cordas de violão. Aplicamos a SEI na Escola de Referência em Ensino Médio Olinto Victor, Recife-PE. A experiência vivenciada apontou para a viabilidade na busca da aprendizagem significativa no contexto das cordas vibrantes, bem como para a importância dos organizadores prévios como motivadores da busca de conhecimentos novos. Apontou ainda para a importância da fase de problematização como geradora de inquietações nos alunos e ainda a importância do trabalho experimental em grupo na passagem da representação abstrata do conhecimento à manipulação de conceitos e variáveis, indicando que atividades manipulativas têm sua importância quando o manipulador do aparato tem consciência de seus atos ao realizar o experimento.

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Referências

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

DE ARAÚJO FILHO, Joel Vieira; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon. SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO SIGNIFICATIVA NO ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE FÍSICA E MÚSICA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS ENVOLVENDO O OSCILADOR DE MELDE. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 311–321, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45967. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45967. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022