Avaliação de dois Documentários sobre Física Quântica e seu Possível uso no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v7i1.44996Palavras-chave:
Física moderna no Ensino Médio. Física Quântica no Ensino Médio. Documentário no Ensino Médio.Resumo
Visando subsidiar o professor para trabalhar tópicos de física moderna no ensino médio, apresentamos e avaliamos dois documentários sobre física quântica: o episódio “Salto Quântico”, da série “A Fábrica do Cosmos”, e o episódio “O Pesadelo de Einstein”, da série “Os Segredos da Física Quântica”. Para não restringir a análise a uma única leitura, realizamos uma breve pesquisa qualitativa junto a quatro licenciandos em física, buscando uma caracterização potencialmente útil para o professor desejoso em trabalhar o assunto na educação básica. Apesar de serem documentários de boa qualidade, apresentados por físicos atuantes na área, apontamos que podem levar a compreensões inadequadas caso o professor não esteja atento em como trabalhar os assuntos junto aos estudantes. A partir das respostas dos licenciandos a um questionário, sugerimos que esses recursos audiovisuais podem auxiliar o professor no trabalho do tema em turmas do ensino médio.
Downloads
Referências
AL-KHALILI, J. The Secrets of Quantum Physics: Einstein's Nightmare. [Filme-vídeo]. BBC Four, Furnace Limited, 2014.
ARNTZ, W. What the Bleep do We Know!? [Filme-vídeo]. Samuel Goldwyn Films, 2004.
BARBOSA, L. C. A.; BAZZO, W. A. O uso de documentários para o debate ciência-tecnologia-sociedade (cts) em sala de aula. Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciêcias, v. 15, n. 3, p. 149-161. 2013.
BERK, A.; ROCHA, M. O uso de recursos audiovisuiais no ensino de ciências: uma análise em periódicos da área. Revista Contexto e Educação, v. 34, n. 107, p. 72-87, 2019.
CORRÊA, A. R.; ARTHURY, L. H. M. Afinal o que é física quântica? Uma história em quadrinhos para uso no ensino médio. Revista do Professor de Física, v. 5, n. 1, p. 70-96, 2021.
CRUZ, F. F. S.; CRUZ, S. M. S. Pode o ambiente cultural e social definir o conteúdo escolar de física: o caso da mecânica quântica. In: Atas do VII ENPEC, Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências, 2009. Florianópolis, SC, Brasil, 2009.
DIONÍSIO, P. H. Física Quântica: da sua pré-história à discussão sobre o seu conteúdo essencial. Cadernos IHU Ideias, v. 2, n. 22, p. 1-28, 2004.
FERNANDES, R. F. A. M.; PIRES, F. F.; FORATO, T. C. M.; SILVA, J. A. Pinturas de Salvador Dalí para introduzir conceitos de Mecânica Quântica no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 509-529, 2017.
GOSWAMI, A. A Física da Alma. São Paulo: Aleph, 2015
GREENE, B. The Fabric of the Cosmos: Quantum Leap. [Filme-vídeo]. NOVA-PBS, 2011.
JESUS, R.M.V. Escola e documentário: uma relação antiga. Revista HISTEDBR On-line, v. 32, n. 1, p. 233-242, 2008.
Lima, L. G.; Ricardo, E. C. O Ensino da Mecânica Quântica no nível médio por meio da abstração científica presente na interface Física-Literatura. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 8-54, 2019,
MOURA, M. D.; SANTOS, R. P. Detectando misticismo quântico em livros publicados no Brasil com Ciência de Dados. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 3, p. 725-744, 2017.
NICHOLS, B. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.
OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “Física moderna e contemporânea no ensino médio”. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, p. 23-48, 2000.
OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. H.; PRADO, S. D.; RICCI, T. S. F. Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 3, p. 1094-1116, 2009.
PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, M. J. P. M. Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica. Ciência e Educação, Bauru, v. 22, n. 2, p. 299-317, 2016.
PANAFRIA, M. O filme documentário. Lisboa: Edições Cosmos, 1999.
PAULO, I. J. C.; MOREIRA, M. A. Abordando conceitos fundamentais da mecânica quântica no nível médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 2, p. 63-73, 2004.
PENA, F. L. A. Sobre a presença do Projeto Harvard no sistema educacional brasileiro. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 1, p. 1701-1 - 1701-4, 2012.
PESSOA Jr., O. F. O fenômeno cultural do misticismo quântico. In: Freire Jr., O.; Pessoa Jr., O. F.; Bromberg, J. L. (Org.). (2010). Teoria Quântica - Estudos históricos e implicações. São Paulo: Livraria da Física, p. 281-302, 2010.
PESSOA Jr., O. F. Introdução histórica à teoria quântica, aos seus problemas de fundamento e às suas interpretações. Caderno de Física da UEFS, v. 4, n. 1, p. 89-114, 2006.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
ROSA, P. R. S. O uso dos recursos audiovisuais e o ensino de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 17, n. 1, p. 33-49, 2000.
SAGAN, C. Cosmos. [Filme-vídeo]. BBC-PBS, 1980.
SALES, G. L.; VASCONCELOS, F. H. L.; CASTRO FILHO, J. A.; PEQUENO, M. C. Atividades de modelagem exploratória aplicada ao ensino de física moderna com a utilização do objeto de aprendizagem pato quântico. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 3, p. 3501-1 – 3501-13, 2008.
SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. Física quântica no ensino médio: o que dizem as pesquisas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 3, p. 624-652, 2011.
STUDART, N. Inovando a Ensinagem de Física com Metodologias Ativas. Revista do Professor de Física, v. 3, p. 3, p. 1-24, 2019.
TYSON, N. G. Cosmos: Possible Worlds. [Filme-vídeo]. Fuzzy Door Productions, 2020.
VASCONCELOS, F. C. G. C.; LEÃO, M. B. C. Utilização de recursos audiovisuais em uma estratégia flexquest sobre radioatividade. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 37-58, 2012.
VIDAL, F. L. K.; REZENDE FILHO, L. A. C. Escolhendo gêneros audiovisuais para exibições em aulas de ciências e biologia: como os professores entendem a referencialidade da imagem. Revista Alexandria, v. 3, n. 3, p. 47-65, 2010.
VIEIRA, R. C.; MARTINS, M. R. O uso de vídeos do gênero documentário em aulas de ciências naturais: uma janela para o real? In: Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017. Florianópolis, SC, Brasil, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).