Afinal o que é Física Quântica? Uma história em quadrinhos para uso no ensino médio

Autores

  • Alan Roberto Corrêa Instituto Federal de Santa Catarina
  • Luiz Henrique Martins Arthury IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina Campus Jaraguá do Sul

Palavras-chave:

Física Quântica. Física Moderna no Ensino Médio. Histórias em Quadrinhos no ensino. Material didático.

Resumo

Apresentamos uma História em Quadrinhos fundamentada sobre Física Quântica, para uso em aulas de física no Ensino Médio. Além de apresentar alguns dos principais conceitos da Física Quântica, a História em Quadrinhos propõe expor o que de fato é estudado pela teoria, afastando interpretações equivocadas, quando não deliberadamente mal intencionadas, tão comum nos diversos canais de comunicação. Apresentamos também uma avaliação do material realizada por professores de física atuantes no Ensino Médio, que apontaram pela possibilidade de se trabalhar efetivamente com esse tipo de material, que pode complementar materiais didáticos tradicionais, representando uma opção potencialmente enriquecedora para a prática do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARUSO, F.; FREITAS, N. Física moderna no Ensino Médio: o espaço-tempo de Einstein em tirinhas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 2, p. 355-366, ago. 2009.

CHESMAN, C.; ANDRÉ, C.; MACÊDO, A. Física moderna: experimental e aplicada. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2004.

CRUZ, F. F. S.; CRUZ, S. M. S. Pode o ambiente cultural e social definir o conteúdo escolar de física: o caso da mecânica quântica. In: VII ENPEC, Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009. Atas [...]. Florianópolis: UFSC, 2009.

CUSTÓDIO PINTO, A.; ZANETIC, J. É possível levar a física quântica para o ensino médio? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 16, n. 1, p. 7-34, abr. 1999.

DIONÍSIO, P. H. Albert Einstein e a Física Quântica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 22, n. 2, p. 147-164, ago. 2005.

DIONÍSIO, P. H. Física Quântica: da sua pré-história à discussão sobre o seu conteúdo essencial. Cadernos IHU Ideias, ano 2, n. 22, 2004.

HAWKING, S. O universo numa casca de noz. São Paulo: Arx, 2002.

JORGE, L.; PEDUZZI, L. O. Q. As pinceladas anti-newtonianas de William Blake. Anais eletrônicos do 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, Florianópolis, p. 1-15, nov. 2016.

KNOBEL, M. Ciência e pseudociência. A Física na Escola, v. 9, n. 1, p. 6-9, 2008.

MACHADO, S. S. L.; CRUZ, F. F. S. A Teoria Quântica e a apropriação do conhecimento científico: o uso da história e filosofia da ciência pelos misticismos. Anais eletrônicos do 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, Florianópolis, nov. 2016.

MAIA, N. B. O caminho para a Física Quântica. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

McCLOUD, S. Desenhando quadrinhos. São Paulo: M. Books, 2008.

McCLOUD, S. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: M. Books, 2005.

McEVOY, J. P.; ZARATE, O. Entendendo Teoria Quântica: um guia ilustrado. São Paulo: Leya, 2012.

MONTEIRO, M. A.; NARDI, R.; BASTOS FILHO, J. B. A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da física moderna e contemporânea no ensino médio. Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p. 557-580, 2009.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa crítica. In: III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Lisboa, p. 33-45, 2000.

NOBEL Prize. All Nobel Prizes in Physics. Disponível em: https://www.nobelprize.org/prizes/lists/all-nobel-prizes-in-physics. Acesso em: 23 ago. 2020.

OSTERMANN, F.; PEREIRA, A. P. Introduzindo conceitos de física quântica no ensino médio a partir de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, Vitória, ES, 2009.

PAULA, H. F.; ALVES, E. G.; MATEUS, A. L. Quântica para iniciantes: investigações e projetos. Belo Horizonte: UFMG, 2011.

PAULO, I. J. C.; MOREIRA, M. A. O problema da linguagem e o ensino da mecânica quântica no nível médio. Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 421-434, 2011.

PEDUZZI, L. O. Q.; BASSO, A. C. Para o ensino do átomo de Bohr no nível médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 27, n. 4, p. 545 - 557, 2005.

PESSOA Jr., O. Introdução histórica à Teoria Quântica, aos seus problemas de fundamento e à s suas interpretações. Caderno de Física da UEFS, v. 04, p. 89-114, 2006.

SAGAN, C. O mundo assombrado pelos demônios. São Paulo: Companhia da Letras, 2009.

SALES, G. L.; VASCONCELOS, F. H. L.; CASTRO FILHO, J. A.; PEQUENO, M. C. Atividades de modelagem exploratória aplicada ao ensino de física moderna com a utilização do objeto de aprendizagem pato quântico. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 3, 3501, 2008.

SANTOS NETO, E.; SILVA, M. R. P. Histórias em quadrinhos e práticas educacionais: o trabalho com universos ficcionais e fanzines. São Paulo: Criativo, 2013.

SEGRÈ, E. Dos Raios X aos Quarks: físicos modernos e suas descobertas. Brasília: Universidade de Brasília, 1987.

SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. Física quântica no ensino médio: o que dizem as pesquisas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 3: p. 624-652, dez. 2011.

TERRAZZAN, E. A. A inserção da física moderna e contemporânea no ensino de física na escola de 2º grau. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n. 3, p.209-214, dez. 1992.

VALADARES, E. C.; CHAVES, A.; ALVES, E. G. Aplicações da Física Quântica: do transistor à nanotecnologia. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2005.

VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

CORRÊA, Alan Roberto; ARTHURY, Luiz Henrique Martins. Afinal o que é Física Quântica? Uma história em quadrinhos para uso no ensino médio. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 70–96, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/34905. Acesso em: 21 dez. 2024.