Abordagem do movimento relativo através do estudo do movimento parabólico com o uso do software Tracker
Palavras-chave:
Relative motion. Parabolic movement. Active methodology.Resumo
Este trabalho aborda o movimento parabólico de uma bola de tênis de mesa a partir da discussão do movimento relativo entre dois referenciais, em que um está em movimento retilíneo e uniforme em relação ao outro. De maneira geral, os assuntos de movimento relativo e lançamento de projéteis (movimento parabólico) são estudados separadamente em um curso de Física e muitas vezes os estudantes não se apercebem das relações existentes entre eles. Este trabalho visa discutir, por meio do uso da ferramenta Tracker, a relação entre os movimentos relativos e o movimento parabólico de um objeto, mostrando a importância do uso de metodologias ativas e diferentes ferramentas pedagógicas para que o processo de aprendizagem ocorra e seja efetivo. Também é nosso objetivo motivar os atuais e futuros professores de Física que podem perceber, em seu próprio aprendizado, maneiras diferentes de abordagem de temas que podem ser compreendidos de maneira mais útil e prática.
Downloads
Referências
BROWN, D., COX, A. J.. Innovative Uses of Video Analysis. The Physics Teacher, 47(3), 145 (2009).
DIESEL, A.; BALDEZ, A.L.S.; MARTINS, S.N.. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema. 14(1), 268 (2017).
FARRELL, M.. O aluno com necessidades especiais na escola regular. Pátio. 48, 12 (2009).
MOTA, A. R; DA ROSA, C. T. W.. Ensaio sobre metodologias ativas. Espaço Pedagógico. 25(2), 261 (2018).
NUSSENZVEIG, H. M.. Curso de Física Básica - Vol. 1 ”“ Mecânica. São Paulo: Blucher, 1981.
RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; KRANE, K. S.. Física 1. (5ª edição), Rio de Janeiro: LTC, 2013.
TIPLER, P. A.. Física para cientistas e engenheiros: mecânica, oscilações e onda termodinâmica. 6a edição. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).