A INTERATIVIDADE E O PAPEL DA PEER INSTRUCTION NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v2i3.19960Palavras-chave:
Peer instruction. Instrução pelos Colegas. Ensino interativo. Modelos mentais. Mapas conceituais. Recursos educativos digitais.Resumo
A Peer Instruction ”“ ou Instrução pelos Colegas (IpC) ”“ é considerada uma das grandes novidades pedagógicas do final do século XX. Trata-se de uma abordagem didática na qual o professor cria condições, no decurso da prática letiva, para que os estudantes tenham uma participação ativa na construção do conhecimento. A origem desta prática assenta na discussão das ideias e remonta à época Socrática (V a.C.), num contexto de reconhecimento da importância da verbalização e do questionamentosobre os valores da sociedade, na construção da Ciência e na interpretação do Mundo Natural. A IpC como abordagem didática reflete uma preocupação dos professores e dos agentes educativos em conhecer os modelos mentais dos estudantes e promover a sua aproximação aos modelos físicos atualmente aceitos. A aplicação da IpC na sala de aulas segue uma sequência estruturada com algum grau de flexibilidade. A sua implementação é facilitada por vários fatores processuais e logísticos, comuns a muitas outras abordagens que estão em sintonia com um ensino interativo. Este é o foco do trabalho que aqui se apresenta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).