A INTERATIVIDADE E O PAPEL DA PEER INSTRUCTION NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA

Autores

  • Paulo Simeão Carvalho, Dr. Departamento de Física e Astronomia, IFIMUP-IN, UEC

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v2i3.19960

Palavras-chave:

Peer instruction. Instrução pelos Colegas. Ensino interativo. Modelos mentais. Mapas conceituais. Recursos educativos digitais.

Resumo

A Peer Instruction ”“ ou Instrução pelos Colegas (IpC) ”“ é considerada uma das grandes novidades pedagógicas do final do século XX. Trata-se de uma abordagem didática na qual o professor cria condições, no decurso da prática letiva, para que os estudantes tenham uma participação ativa na construção do conhecimento. A origem desta prática assenta na discussão das ideias e remonta à época Socrática (V a.C.), num contexto de reconhecimento da importância da verbalização e do questionamentosobre os valores da sociedade, na construção da Ciência e na interpretação do Mundo Natural. A IpC como abordagem didática reflete uma preocupação dos professores e dos agentes educativos em conhecer os modelos mentais dos estudantes e promover a sua aproximação aos modelos físicos atualmente aceitos. A aplicação da IpC na sala de aulas segue uma sequência estruturada com algum grau de flexibilidade. A sua implementação é facilitada por vários fatores processuais e logísticos, comuns a muitas outras abordagens que estão em sintonia com um ensino interativo. Este é o foco do trabalho que aqui se apresenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-04

Como Citar

CARVALHO, Paulo Simeão. A INTERATIVIDADE E O PAPEL DA PEER INSTRUCTION NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 95–108, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i3.19960. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/19960. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Anais da Primeira Escola Internacional em Ensino de Física