A natureza da ciência no ensino de física: entre recortes e sugestões

Autores

  • Luiz Henrique Martins Arthury IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina Campus Jaraguá do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v4i2.29774

Palavras-chave:

Natureza da ciência, Ensino de Física, História e Filosofia da Ciência no Ensino.

Resumo

Neste trabalho fazemos um apanhado dos principais argumentos para o uso de elementos da natureza da ciência no ensino de física, trazendo alguns exemplos de trabalhos com essa preocupação e sugestões correlatas. Pretendemos assim contribuir com a instrumentalização do professor de física para que possa otimizar suas práticas em sala de aula em prol de um discurso mais consoante com as pesquisas sobre a natureza da ciência e seu ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABD-EL-KHALICK, F.; LEDERMAN, N. G. The Influence of History of Science Courses on Students’ Views of Nature of Science. Journal of Research in Science Teaching, v. 37, n. 10, p. 1057-1095, 2000.

ACEVEDO, J. A.; VÁZQUEZ, A.; PAIXÃO, M.; ACEVEDO, P.; OLIVA, J. M.; MANASSERO, M. A. Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências. Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 1-15, 2005.

ALLCHIN, D. Evaluating knowledge of the nature of (whole) science. Science & Education, v. 95, n. 3, p. 518-542, 2011.

ALLCHIN, D. Pseudohistory and Pseudoscience. Science & Education, v. 13, p. 179-195, 2004.

ARTHURY, L. H. M.; TERRAZZAN, E. A. A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 3, p. 3403-1 - 3403-21, 2018.

ARTHURY, L. H. M.; SILVA, J. O. G. Em Prol do Realismo Científico no Ensino. Ciência & Educação, v. 26, n. 1, p. 01-14, 2020.

CACHAPUZ, A.; PAIXÃO, F.; LOPES, J. B.; GUERRA, C. Do Estado da Arte da Pesquisa em Educação em Ciências: Linhas de Pesquisa e o Caso "Ciência-Tecnologia-Sociedade". Alexandria, v.1, n.1, p. 27-49, mar.2008.

CHINELLI, M. V.; FERREIRA, M. V. S.; AGUIAR, L. E. V. Epistemologia em sala de aula: a Natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 17-35, 2010.

FERNÁNDEZ, I.; PÉREZ ,D. G.; CARRASCOSA, J.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Visiones deformadas de la ciencia transmitidas por la enseñanza. Enseñanza de las Ciencias, v. 20, n. 3, p. 477-488, 2002.

FEYNMAN, R. P.; LEIGHTON, R. B.; SANDS, M. The Feynman Lectures on Physics. Vol. III. California: Addison-Wesley, 1965.

FORATO, Thaís C. M. A Natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz. 2009. 204 f. Tese (Doutorado ”“ Programa de Pós-Graduação em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

FREIRE JR., O. A relevância da Filosofia e da História das Ciências para a formação dos professores de ciências. In: Waldomiro José da Silva Filho. (Org.). Epistemologia e Ensino de Ciências. Salvador: Arcadia, p. 13-30, 2002.

GAGLIARDI, R. Cómo utilizar la historia de las ciencias en la enseñanza de las ciencias. Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 3, p. 291-296, 1988.

PÉREZ, D. G. et. al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n.2, p. 125-153, 2001.

HOLTON, G. A imaginação científica. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

KÖHNLEIN, J. F. K.; PEDUZZI, L. O. Q. Uma discussão sobre a Natureza da ciência no ensino médio: um exemplo com a teoria da relatividade restrita. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 22, n. 1, p. 36-70, abr. 2005.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1970.

KUHN, T. S. A função do dogma na investigação científica. In: A Crítica da Ciência. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

LEDERMAN, N. G. Nature of Science: Past, present, and future. In: ABELL, S.; LEDERMAN, N. G. Handbook of research in Science Education. New York: Routledge, 2007.

LEDERMAN, N. G. Students’ and teachers’ conceptions of the nature of science: a review of the research. Journal of Research in Science Teaching, v. 29, n. 4, p. 331-359, 1992.

LONGHINI, M. D.; MORA, I. M. A natureza do conhecimento científico nas aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ”“ VII ENPEC Florianópolis, SC ”“ 8 a 13 de novembro de 2009. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2015.

MARTINS, A. F. Natureza da ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em "temas"e "questões". Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, dez. 2015.

MARTINS, R. de A. Sobre o papel da história da ciência no ensino. Boletim da Sociedade Brasileira de História da Ciência, n. 9, p. 3-5, 1990.

MARUYAMA, U., BRAGA, M., GUERRA, A. Leis & teorias: identificando aspectos sobre visões de Natureza da ciência em estudantes do ensino médio num curso de física experimental. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

”“ VIII ENPEC Campinas, SP ”“ 5 a 9 de dezembro de 2011. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0257-1.pdf >. Acesso em: 20 jul. 2015.

MATTHEWS, M. R. Construtivismo e o ensino de ciências: uma avaliação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 17, n.3, p. 270-294, dez. 2000.

MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, dez. 1995.

MOREIRA, M. A. Al final, qué es aprendizaje significativo? Revista Qurriculum, v. 25, p. 29-56, 2012.

MOREIRA, M. A. Pesquisa básica em educação em ciências: uma visão pessoal. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ moreira/Pesquisa.pdf. Acesso em: 20 fev. 2009.

MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. T.; OSTERMANN, F. História e epistemologia da física na licenciatura em física: uma disciplina que busca mudar concepções dos alunos sobre a Natureza da ciência. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 1, p. 127-134, 2007.

MOREIRA, M. A.; OSTERMANN, F. Sobre o ensino do método científico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 10, n. 2, p.108-117, ago. 1993.

NASCIMENTO, V. B.; CARVALHO, A. M. P. A natureza do conhecimento científico e o ensino de ciências. Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ”“ VI ENPEC Florianópolis, SC ”“ 26 de novembro a 1 de dezembro de 2007. Disponível em: http://axpfep1.if.usp.br/ profis/arquivos/vienpec/CR2/p452.pdf. Acesso em: 12 ago. 2015.

OLIVEIRA, B. J.; FREIRE JR., O. Uma conversa com Gerald Holton. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 23, n. 3, p. 315-328, dez. 2006.

PEDUZZI, L. O. Q.; ZYLBERSZTAJN, A.; MOREIRA, M. A. As concepções espontâneas, a resolução de problemas e a história da ciência numa seqüência de conteúdos em mecânica: o referencial teórico e a receptividade de estudantes universitários à abordagem histórica da relação força e movimento. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 14, n. 4, p. 239-246, 1992.

PENA, Fábio L. A. Sobre a presença do Projeto Harvard no sistema educacional brasileiro. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 1, p. 1701-1 - 1701-4, 2012.

PORLÁN, R.; RIVERO, A. El conocimiento de los professores. Sevilla: Díada Editorial S. L., 1998.

PRAIA, J.; GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. O papel da Natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007.

SÁNCHEZ RON , J. M. Usos y abusos de la historia de la física em la enseñanza. Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 179-188, 1988.

SILVA, B. V. C. A Natureza da ciência pelos alunos do ensino médio: um estudo exploratório. Latin-American Journal of Physics Education, v. 4, n. 3, p. 670-677, 2010.

SILVA, B. V. C.; MARTINS, A. F. P. A natureza da luz e o ensino da óptica: uma experiência didática envolvendo o uso da história e da filosofia da ciência no ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências, v. 5, n. 2, p. 71-91, 2010.

SILVA, O. H. M.; LABURÚ, C. E. Inserção de componentes históricos e filosóficos em disciplinas das ciências naturais no ensino médio: reflexões a partir das controvérsias historiográficas entre Kuhn e Lakatos. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 5, n. 2, p. 69-82, dez. 2010.

SILVEIRA, F. L.; OSTERMANN, F. A insustentabilidade da proposta indutivista de "descobrir a lei a partir de resultados experimentais". Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. especial, p. 7-27, jun. 2002.

SILVEIRA, F. L.; PEDUZZI, L. O. Q. Três episódios de descoberta científica: da caricatura empirista a uma outra história. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 23, n. 1, p. 26-52, abr. 2006.

SOLBES, J.; TRAVER, M. Resultados obtenidos introduciendo historia de la ciencia en las classes de física y química: mejora de la imagen de la ciencia y desarrolo de actidudes positivas. Enseñanza de las Ciencias, v. 19, n. 1, p. 151-162, 2001.

TEIXEIRA, E. S.; EL-HANI, C. N.; FREIRE JR., O. Concepções de estudantes de física sobre a Natureza da ciência e sua transformação por uma abordagem contextual do ensino de ciências. Revista da ABRAPEC, v. 1, n. 3., p. 111-125, 2001.

VÁSQUEZ-ALONSO, A.; MANASSERO-MAS, M. A.; ACEVEDO-DÃAZ, J. A.; ACEVEDOROMERO, P. Consensos sobre a Natureza da ciência: A Ciência e a Tecnologia na Sociedade. Química Nova na Escola, n. 27, p. 34-50, 2008.

VILLANI, A. Filosofia da ciência e ensino de ciência: uma analogia. Ciência e Educação, v. 7, n. 2, p. 169-181, 2001.

ZYLBERSZTAJN, A. Galileu ”“ um cientista e várias versões. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, n. 5 (número especial), p. 36-48, jun. 1988.

Downloads

Publicado

2020-08-26

Como Citar

ARTHURY, Luiz Henrique Martins. A natureza da ciência no ensino de física: entre recortes e sugestões. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1–17, 2020. DOI: 10.26512/rpf.v4i2.29774. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/29774. Acesso em: 21 nov. 2024.