Avaliação de dois Documentários sobre Física Quântica e seu Possível uso no Ensino Médio

Autores

  • Luiz Henrique Martins Arthury IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina Campus Jaraguá do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v7i1.44996

Palavras-chave:

Física moderna no Ensino Médio. Física Quântica no Ensino Médio. Documentário no Ensino Médio.

Resumo

Visando subsidiar o professor para trabalhar tópicos de física moderna no ensino médio, apresentamos e avaliamos dois documentários sobre física quântica: o episódio “Salto Quântico”, da série “A Fábrica do Cosmos”, e o episódio “O Pesadelo de Einstein”, da série “Os Segredos da Física Quântica”. Para não restringir a análise a uma única leitura, realizamos uma breve pesquisa qualitativa junto a quatro licenciandos em física, buscando uma caracterização potencialmente útil para o professor desejoso em trabalhar o assunto na educação básica. Apesar de serem documentários de boa qualidade, apresentados por físicos atuantes na área, apontamos que podem levar a compreensões inadequadas caso o professor não esteja atento em como trabalhar os assuntos junto aos estudantes. A partir das respostas dos licenciandos a um questionário, sugerimos que esses recursos audiovisuais podem auxiliar o professor no trabalho do tema em turmas do ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AL-KHALILI, J. The Secrets of Quantum Physics: Einstein's Nightmare. [Filme-vídeo]. BBC Four, Furnace Limited, 2014.

ARNTZ, W. What the Bleep do We Know!? [Filme-vídeo]. Samuel Goldwyn Films, 2004.

BARBOSA, L. C. A.; BAZZO, W. A. O uso de documentários para o debate ciência-tecnologia-sociedade (cts) em sala de aula. Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciêcias, v. 15, n. 3, p. 149-161. 2013.

BERK, A.; ROCHA, M. O uso de recursos audiovisuiais no ensino de ciências: uma análise em periódicos da área. Revista Contexto e Educação, v. 34, n. 107, p. 72-87, 2019.

CORRÊA, A. R.; ARTHURY, L. H. M. Afinal o que é física quântica? Uma história em quadrinhos para uso no ensino médio. Revista do Professor de Física, v. 5, n. 1, p. 70-96, 2021.

CRUZ, F. F. S.; CRUZ, S. M. S. Pode o ambiente cultural e social definir o conteúdo escolar de física: o caso da mecânica quântica. In: Atas do VII ENPEC, Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências, 2009. Florianópolis, SC, Brasil, 2009.

DIONÍSIO, P. H. Física Quântica: da sua pré-história à discussão sobre o seu conteúdo essencial. Cadernos IHU Ideias, v. 2, n. 22, p. 1-28, 2004.

FERNANDES, R. F. A. M.; PIRES, F. F.; FORATO, T. C. M.; SILVA, J. A. Pinturas de Salvador Dalí para introduzir conceitos de Mecânica Quântica no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 509-529, 2017.

GOSWAMI, A. A Física da Alma. São Paulo: Aleph, 2015

GREENE, B. The Fabric of the Cosmos: Quantum Leap. [Filme-vídeo]. NOVA-PBS, 2011.

JESUS, R.M.V. Escola e documentário: uma relação antiga. Revista HISTEDBR On-line, v. 32, n. 1, p. 233-242, 2008.

Lima, L. G.; Ricardo, E. C. O Ensino da Mecânica Quântica no nível médio por meio da abstração científica presente na interface Física-Literatura. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 8-54, 2019,

MOURA, M. D.; SANTOS, R. P. Detectando misticismo quântico em livros publicados no Brasil com Ciência de Dados. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 3, p. 725-744, 2017.

NICHOLS, B. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.

OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “Física moderna e contemporânea no ensino médio”. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, p. 23-48, 2000.

OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. H.; PRADO, S. D.; RICCI, T. S. F. Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 3, p. 1094-1116, 2009.

PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, M. J. P. M. Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica. Ciência e Educação, Bauru, v. 22, n. 2, p. 299-317, 2016.

PANAFRIA, M. O filme documentário. Lisboa: Edições Cosmos, 1999.

PAULO, I. J. C.; MOREIRA, M. A. Abordando conceitos fundamentais da mecânica quântica no nível médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 2, p. 63-73, 2004.

PENA, F. L. A. Sobre a presença do Projeto Harvard no sistema educacional brasileiro. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 1, p. 1701-1 - 1701-4, 2012.

PESSOA Jr., O. F. O fenômeno cultural do misticismo quântico. In: Freire Jr., O.; Pessoa Jr., O. F.; Bromberg, J. L. (Org.). (2010). Teoria Quântica - Estudos históricos e implicações. São Paulo: Livraria da Física, p. 281-302, 2010.

PESSOA Jr., O. F. Introdução histórica à teoria quântica, aos seus problemas de fundamento e às suas interpretações. Caderno de Física da UEFS, v. 4, n. 1, p. 89-114, 2006.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

ROSA, P. R. S. O uso dos recursos audiovisuais e o ensino de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 17, n. 1, p. 33-49, 2000.

SAGAN, C. Cosmos. [Filme-vídeo]. BBC-PBS, 1980.

SALES, G. L.; VASCONCELOS, F. H. L.; CASTRO FILHO, J. A.; PEQUENO, M. C. Atividades de modelagem exploratória aplicada ao ensino de física moderna com a utilização do objeto de aprendizagem pato quântico. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 3, p. 3501-1 – 3501-13, 2008.

SILVA, A. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. Física quântica no ensino médio: o que dizem as pesquisas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 3, p. 624-652, 2011.

STUDART, N. Inovando a Ensinagem de Física com Metodologias Ativas. Revista do Professor de Física, v. 3, p. 3, p. 1-24, 2019.

TYSON, N. G. Cosmos: Possible Worlds. [Filme-vídeo]. Fuzzy Door Productions, 2020.

VASCONCELOS, F. C. G. C.; LEÃO, M. B. C. Utilização de recursos audiovisuais em uma estratégia flexquest sobre radioatividade. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 37-58, 2012.

VIDAL, F. L. K.; REZENDE FILHO, L. A. C. Escolhendo gêneros audiovisuais para exibições em aulas de ciências e biologia: como os professores entendem a referencialidade da imagem. Revista Alexandria, v. 3, n. 3, p. 47-65, 2010.

VIEIRA, R. C.; MARTINS, M. R. O uso de vídeos do gênero documentário em aulas de ciências naturais: uma janela para o real? In: Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017. Florianópolis, SC, Brasil, 2017.

Downloads

Publicado

2023-04-25

Como Citar

ARTHURY, Luiz Henrique Martins. Avaliação de dois Documentários sobre Física Quântica e seu Possível uso no Ensino Médio. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–19, 2023. DOI: 10.26512/rpf.v7i1.44996. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/44996. Acesso em: 3 maio. 2024.