UTILIZAÇÃO DO DIAGRAMA V EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE MAGNETISMO EM SALA DE AULA DE ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.7083Keywords:
Physics’ history;, Electromagnetism;, Electric motor;, ExperimentAbstract
This paper presents the development of an experimental setup that may be used in High School Physics classes to reproduce one of versions of Michael Faraday’s (1791-1867) experiment, created in September 1821. This experiment was able to produce a continuous movement due to the action of an electric current, characterizing the first continuous electric motor ever built. The experimental apparatus and the historical aspects involved in the Faraday’s electric motor were presented to the general community, elementary, high school and undergraduate students who attended the III Física de Portas Abertas, held on 4th and 5th November in Blumenau-SC, Brazil. The presentation aroused
interest from visitors regarding the History of Physics and surprise about the origin of the electric motor
Downloads
References
RIBEIRO, M. Só 11 % das Escolas Brasileiras têm Laboratórios de Ciências: O Globo Educação. Disponível em:. Acesso em 04/12/2013.
GOWIN, D.B.(1981) Educating. Ithaca, Cornel University Press.
GOWIN, D.B.; ALVAREZ, M.C. The Art Educating with V Diagrams. Cambridge University Press, New York, 2005
BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física 19(3), 291”“313. 2002.
FERRACIOLI, L. O V epistemológico como Instrumento Metodológico para o processo de Investigação. 2005, Revista Didática Sistêmica, Fundação Universidade Federal do Rio Grande.
FERRACIOLI, L. O Diagrama V no Ensino Experimental. 2014, Publicação Interna do ModeLab. Departamento de Física, Universidade Federal do Espírito Santo.
BATISTELLA, C.A.R. Atividades de Ótica Exploradas no Ensino Médio através de Reflexões Epistemológicas com o Emprego do V de Gowin. Dissertação (mestrado em Ensino de Física ”“ Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física- Instituto de Física- UFRGS), Porto Alegre, 2007.
Novak, J.D. and Gowin, D. B. Learning How To Learn. New York: Cambridge University Press. 1994.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).