A Utilização do Diagrama V como estruturador de atividades experimentais com Vídeo-Análise em Sala de Aula de Física no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v4i2.15646Palavras-chave:
Diagrama V, Vídeo Análise, Ensino de Física.Resumo
Este trabalho apresenta e descreve a utilização do Diagrama V como elemento estruturador e instrumento de coleta de dados em uma atividade experimental em aulas de Física empregando a técnica da vídeo-análise através do software Tracker® com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. É descrita uma atividade na qual os estudantes, após já estarem familiarizados com o Diagrama V e com a vídeo-análise, estudaram o movimento de queda de corpos. Resultados apontam a potencialidade do Diagrama V em levar os estudantes a organizar o procedimento experimental, buscar coerência e promover a reflexão entre teoria-prática e construir a síntese e conclusão sobre o tópico abordado. Em relação ao professor, o Diagrama V possibilitou o acompanhamento dos estudantes durante o desenvolvimento da atividade experimental, além de fornecer dados para análise do desenvolvimento conceitual e metodológico dos estudantes.
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