A Utilização do Diagrama V como estruturador de atividades experimentais com Vídeo-Análise em Sala de Aula de Física no Ensino Médio

Autores

  • Adriano Ricardo Silva Trabach Universidade Federal do Espirito Santo
  • Laércio Ferracioli Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v4i2.15646

Palavras-chave:

Diagrama V, Vídeo Análise, Ensino de Física.

Resumo

Este trabalho apresenta e descreve a utilização do Diagrama V como elemento estruturador e instrumento de coleta de dados em uma atividade experimental em aulas de Física empregando a técnica da vídeo-análise através do software Tracker® com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. É descrita uma atividade na qual os estudantes, após já estarem familiarizados com o Diagrama V e com a vídeo-análise, estudaram o movimento de queda de corpos. Resultados apontam a potencialidade do Diagrama V em levar os estudantes a organizar o procedimento experimental, buscar coerência e promover a reflexão entre teoria-prática e construir a síntese e conclusão sobre o tópico abordado. Em relação ao professor, o Diagrama V possibilitou o acompanhamento dos estudantes durante o desenvolvimento da atividade experimental, além de fornecer dados para análise do desenvolvimento conceitual e metodológico dos estudantes.

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Publicado

2020-08-26

Como Citar

TRABACH, Adriano Ricardo Silva; FERRACIOLI, Laércio. A Utilização do Diagrama V como estruturador de atividades experimentais com Vídeo-Análise em Sala de Aula de Física no Ensino Médio. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 18–40, 2020. DOI: 10.26512/rpf.v4i2.15646. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/15646. Acesso em: 16 abr. 2024.