UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO FÍSICO E MUSICAL DA VIBRAÇÃO DE BARRAS HOMOGÊNEAS POR MEIO DA KALIMBA

Autores

  • Vinicius de Oliveira Moraes Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) – Polo 58, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Francisco Nairon Monteiro Júnior Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) – Polo 58, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45942

Palavras-chave:

Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Kalimba. Física e Música.

Resumo

No presente artigo apresentamos o desenvolvimento e aplicação de um produto educacional, baseado nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, que se utilizou de um pequeno instrumento musical, a kalimba, da família dos lamelofones, voltado ao estudo físico e musical da vibração de barras homogêneas, fixas em uma de suas extremidades. Neste percurso, os alunos puderam manipular o instrumento, refletir sobre a função das lâminas, caixa de ressonância, cavaletes, suporte e orifícios, centrando a atenção no modelo físico-matemático que relaciona a frequência fundamental de vibração de cada lâmina ao seu comprimento útil. Na sequência, refletiram sobre a relação entre a frequência e as notas musicais, a partir do entendimento da escala de 12 semitons igualmente temperados. A análise da aplicação do produto, bem como dos dados coletados, apontou para a importância do protagonismo na aprendizagem significativa, bem como para a construção de um importante subsunçor para a continuidade dos estudos em acústica, qual seja o de que a frequência de vibração de um corpo é função de suas dimensões, que, no caso do citado instrumento, varia com o inverso do quadrado do comprimento da lâmina.

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Referências

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

DE OLIVEIRA MORAES, Vinicius; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon. UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO FÍSICO E MUSICAL DA VIBRAÇÃO DE BARRAS HOMOGÊNEAS POR MEIO DA KALIMBA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 137–143, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45942. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45942. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022